Prefeitura de Mato Leitão prepara novo mutirão de mamografia

Olá Jornal
maio12/ 2021

O governo Carlos Alberto Bohn/Arly Stöhr (Flecha) vai realizar um novo mutirão com objetivo de zerar momentaneamente a fila de espera por exames de mamografia. A demanda atual chega atualmente a 160 pacientes.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que pelo menos 140 pessoas estão fora da faixa etária atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, até 49 anos e acima dos 70 anos. Na faixa de pessoas entre 50 até 69 anos o Município já atingiu a cota de 75 exames/ano disponibilizada pelo SUS. Neste grupo pelo menos outras 20 pessoas aguardam agendamento para realizar o exame.

O prefeito Carlos Alberto Bohn encaminhou ao Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) um ofício solicitando a realização de um ‘chamamento público’ visando credenciamento de empresas ou entidades para realizar exames com preços acessíveis e, de preferência, dentro de um raio de 30 quilômetros de Mato Leitão. “Estamos preocupados com essa lista de espera que cresce a cada semana e não temos perspectiva de normalização. Por isso propomos o mutirão para tentar zerar momentaneamente a fila”, disse o prefeito.

EM 2019

No governo anterior do prefeito Carlos Bohn/Flecha a Prefeitura realizou um mutirão para atender dezenas de pacientes que necessitavam de exames de mamografia. Em junho daquele ano um total de 201 pessoas estavam na fila de espera. Naquela oportunidade a Administração disponibilizou recursos próprios para atender a demanda.

EXAME

A mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento logo em seguida. Dessa forma, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos da doença são minimizados.

CRÉDITO: AI Prefeitura de Mato Leitão

Olá Jornal