Prefeitura apresenta Programa Pavimenta Venâncio

Olá Jornal
julho30/ 2021

Com a meta de pavimentar 23 quilômetros na área urbana até o fim de 2022, a Prefeitura de Venâncio Aires apresentou na manhã desta sexta-feira, 30, os planos para alcançar a projeção. Chamado de Pavimenta Venâncio, o programa engloba obras já iniciadas ou em fase de contratação, com recursos oriundos de financiamentos, próprios e por meio de parcerias.

O programa está orientado em três eixos de trabalho: pavimentação asfáltica; pavimentação comunitária e recuperação de pavimentos. Este último engloba vias urbanas que já receberam obras de saneamento.

Entram no pacote as obras de asfaltamento e calçatos nos bairros: Santa Tecla, Gressler, Brígida, Aliavão, Cidade Alta, Coronel Brito, Gressler, Leopoldina e Universitário. No total são 10,36 quilômetros projetados.

Além das pavimentações nos bairros anunciadas ainda no governo passado, por meio de financiamento, no pacote estão o capeamento asfáltico da Avenida Rupertti Filho, no trecho de 1,35 km, com recursos cadastrados junto ao Pavimenta RS. Pavimentação da Avenida na entrada secundária do Parque Municipal do Chimarrão, 400 metros. Além da pavimentação da Avenida Enith Lenz, no Distrio Industrial, no trecho de 1,7 quilômetro.

Ainda no plano estão as ruas: Arnoldo Kist entrada da Vila Tata 0,32 km; Armando Ruschel, em direção a Linha Bem Feita 0,7 km; Acostamento Avenida das Indústrias 1,3 km; Arnoldo Uhry (entre as ruas General Osório e Sete de Setembro, no bairro Coronel Brito) 1,5km e a rua Tancredo Neves no bairro Battisti 0,31 km.

Outros 4,62 quilômetros são projetos por meio de Pavimentação Comunitária em bairros. A lei sobre este tipo de parceria será atualizada permitindo a adesão de 75% dos moradores. O restante será custeado pelo poder público e posteriormente cobrado dos moradores.

RECUPERAÇÃO

O programa prevê também a abertura de uma licitação de Registro de Preços, para contratar empresas e serviços voltados a recuperação de ruas já calçadas na cidade. As contratações se aliam as equipes do Município que já atuam nestes serviços junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp).

“Nosso objetivo é organizar a Prefeitura e ter projeto para buscar recursos. Sabemos que não vamos conseguir atender todas as demandas da população, mas temos a partir de agora uma organização. O trabalho busca melhorar as vias urbanas da cidade de várias formas,” destaca o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), durante o lançamento do programa.

FOTO: Guilherme Siebeneichler

Olá Jornal