Parceria público-privada busca efetivar o 1º Cena Cultural em Venâncio

Janine Niedermeyer
julho20/ 2016

Um novo projeto na área de artes integradas foi semeado para a comunidade colher e degustar logo mais à frente. No último dia 16 de julho, em uma parceria público-privada, foi cadastrado junto ao Pró-cultura RS LIC (Lei de Incentivo à Cultura), o “1º Cena Cultural em Venâncio Aires”.

Dessa forma o processo foi habilitado e passa a tramitar para análise do governo e em se efetivando, permitirá a realização do projeto no final de ano na Travessa São Sebastião Mártir. Através da Bola Ideias – que possui cadastro de produtor cultural, a proposta foi encaminhada, com orçamento de R$ 47 mil.

Com apoio da Prefeitura, o projeto se propõe a levar ao centro da cidade, 20 atrações com artistas locais, ou seja, da própria Capital do Chimarrão, nas áreas de teatro, música e danças. A programação está prevista de 16 à 20 de dezembro, em uma estrutura com palco cênico. Nos cinco dias de eventos, sempre ocorrerão apresentações após o horário comercial na Travessa.

CONTRAPARTIDAS

O profissional Everton Teixeira, da Bola Ideias, relata que o projeto foi pensado com a assessoria da NRCA Consultoria, de Neidmar Charão Alves, que preside o Fórum de Conselhos Estaduais de Cultura. “Após a aprovação será preciso buscar os apoiadores, para a captação de recursos por meio de renúncia fiscal de ICMS”.

Em contrapartida a isso tudo, o projeto ainda realizará oficinas em 2017, nos meses de abril e maio, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Brands, tanto para alunos como professores, com 20h para cada área: música, teatro e danças, sempre no modo de inicialização. Essas atividades também serão com oficineiros do município.

Agora é aguardar a tramitação do projeto junto ao Pró-cultura RS e torcer para sua aprovação, para que toda população usufrua de novidades culturais em dezembro no município.

Foto – Rui Borgmann/ Arquivo AI PMVA

Leia o material completo na edição online do Olá Jornal

Janine Niedermeyer