Oktober inicia nesta quinta para retomar a alegria e a esperança

Olá Jornal
outubro07/ 2021

A 36ª Oktober inicia nesta quinta-feira, 07, às 19h, para levar alegria, esperança e marcar a retomada de eventos na região. A programação ocorre de 07 a 12 de outubro e de 15 a 17 de outubro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Longe do formato tradicional de festa, sem bailes, shows, desfiles de rua na Marechal Floriano e parque de diversões, o evento se reinventa para oferecer aos visitantes atrativos que destacam a cultura, a música e a gastronomia típicas alemãs, além da integração com outras etnias, dentro do tema “Integrando Culturas, Saberes e Sabores”.

Para a presidente Roberta Pereira, a Oktober representa a união de esforços e sentimentos que envolvem a esperança de retomada. “É uma questão que une tudo isso, o amor ao evento, a cultura, ao folclore, às tradições, trazer isso de novo e une também essa retomada dos eventos”, avalia. Considerada a maior festa alemã do Rio Grande do Sul, a Oktober deste ano voltará às origens trazendo as raízes da cultura durante os nove dias de programação.
O evento vai funcionar em dois turnos, das 11h às 16h e das 19h às 24h, com exceção dos dias 13 e 14 de outubro, em que o parque ficará fechado. Cada turno poderá receber até 4 mil pessoas, que deverão manter o distanciamento, usar máscara e álcool em gel e estarem sentadas para consumir bebidas e alimentos.

VACINA
Visitantes, prestadores de serviços e voluntários deverão estar com o sistema vacinal atualizada para a Covid-19, conforme Plano Nacional de Vacinação. Para entrar no parque será obrigatório o uso de máscara, aplicação de álcool em gel, aferição de temperatura e apresentação dos comprovantes de vacinação (impresso ou digital). Pessoas com alterações na temperatura serão encaminhadas para avaliação e testagem rápida na Sala de Isolamento, instalada no lado de fora do parque. A exemplo dos anos anteriores, os menores de idade podem acessar o Parque conforme Portaria do Juizado Regional da Infância e Juventude, disponível no site.

INGRESSOS
Não haverá venda de ingressos na hora, por isso, a compra das entradas deve ser efetuada antecipadamente na plataforma oktoberfest.eleventickets.com. Mesmo nos dias de gratuidade, é necessário entrar no site para realizar um check-in e receber o QRCode de acesso. Os ingressos são pessoais e intransferíveis e também podem ser adquiridos na Casa da CDL ou na sede da Assemp, únicos locais que aceitarão pagamento em dinheiro. Os valores variam de R$ 5,00 a R$ 25,00.

Vai ter na Oktober

Feirasul – Está situada nos Pavilhões 2 e 3, com participação de 75 expositores, especialmente do município. Nos espaços ao ar livre, exposições de veículos de revendas, máquinas e implementos agrícolas, carros antigos e 7º BIB.

Gastronomia – O Pavilhão Central abriga restaurante com buffet por quilo, cardápio que inclui pratos típicos germânicos e ilhas de café colonial self service. No lado de fora, ao ar livre, três espaços chamados de Oktober Garden para apresentações mais intimistas, bem como food trucks.

O Oktober “Perto do Fogo”, no gramado ao lado e em frente à Bierhaus, é uma nova experiência, com almoços e jantares temáticos, como porco no rolete, costelão e churrasco na vala. O Senac Garden oferece oficinas gratuitas e degustações, ao lado do SindiTabaco. A Tenda das Cervejarias, um grande pub na área à esquerda do Pórtico, para bandas de rock, blues e artistas locais.

O Bierhaus Pub terá almoços e reservado para jantares especiais, com música e dança contemplando artistas locais. Na Vila Típica, os lanches da culinária germânica. No Pavilhão 3 está a Vila da Agricultura Familiar. No antigo espaço, ao lado direito do Pórtico, estão as exposições de flores e de artesanato rural. Os lanches em geral nas praças de alimentação 1 e 2, em frente à Vila Típica e ao lado da Casa da Afubra.

Desfiles – Os desfiles internos acontecem nos dias 10, 11 e 17 de outubro, às 12h30min; dia 12 de outubro, às 13h; e nos dias 07, 08, 09, 15 e 16 de outubro, às 20h, dentro do parque, na Avenida Oktoberfest. O trajeto possibilita que as pessoas assistam sentadas e com distanciamento.

Programação – No palco multicultural, o público conta com apresentações de grupos folclóricos germânicos e música típica, e de danças variadas. Demonstração de jogos germânicos no Pavilhão 2, participação do 7º BIB e Brigada Militar, oficina de percussão e demonstração de Olimpíada Rural na Avenida Oktoberfest. O Dia da Maturidade Ativa acontece dia 11, das 11h às 15h, com oficina de dança e baile on-line, com transmissão no Pavilhão Central. O Dia da Criança, 12, ocorre das 11h às 15h, com Banda do 7º BIB, Teatro Infantil com o Grupo (Ins)Pirados, apresentações musicais e intervenções artísticas.

Olá Jornal