Novo lote de testes Covid-19 adquirido pela Saúde Municipal garante diagnóstico em mercado desabastecido

Olá Jornal
fevereiro09/ 2022

A continuidade da testagem gratuita de Covid-19 está garantida com a chegada recente de novo lote de testes. A remessa de cinco mil unidades corria risco de não chegar devido ao desabastecimento do mercado.

Com recorde de casos em todo o mundo, os fornecedores estão com dificuldades de atender a demanda. Laboratórios privados chegaram a ficar sem testes por alguns dias em Venâncio.

“Estávamos monitorando a situação, mas o fornecedor conseguiu entregar em tempo, um dia antes do previsto até”, explica o secretário de saúde, Tiago Quintana. Dessa forma, o serviço não precisou ser interrompido.

O secretário afirma que já está avaliando a necessidade de fazer nova encomenda, conforme o momento da contaminação exigir. Isso porque hoje ainda estão disponíveis cerca de 3.500 testes, o que duraria em torno de 23 dias, caso o fluxo de 150 testes por dia se mantenha. “Acho que vamos ter que comprar mais, mas estamos analisando conforme o prazo de validade dos testes que são de um ano, para não ter desperdício”.

Já nos laboratórios particulares, embora a procura se mantenha alta, não há mais previsão de falta de testes. Após a virada do ano, a procura aumentou de quatro para 40 testes por dia.

O mesmo tem ocorrido em farmácias, com crescimento exponencial de 700%. Nestes locais, no entanto, não há falta.

FOTO: Divulgação/MS

Olá Jornal