Novo distrito industrial de Venâncio será implantado em três etapas

Olá Jornal
junho05/ 2020

A Prefeitura de Venâncio Aires começa a alinhar os caminhos para implantar o novo Distrito Industrial às margens da RSC-287 em Vila Estância Nova. O espaço, que teve a escritura repassada pelo Governo do Estado ao Município em novembro do ano passado, terá mudança no zoneamento, buscando adequar a legislação municipal, e um primeiro desmembramento para repasse à empreendedores interessados. No total são 88 hectares onde até 2014 funcionava a Colônia Penal Agrícola de Mariante. Com a construção da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), a Prefeitura buscou a área para evitar o crescimento do complexo prisional.

A primeira etapa será realizada na próxima semana com a realização de audiência pública para alteração do zoneamento, junto ao Plano Diretor do Município. Além disso, o trecho às margens da RSC-287 terá extensão na área urbana. Entretanto, segundo o secretário municipal a alteração não resultará em mudanças aos moradores próximos, porque a ampliação ocorrerá apenas o trecho compreendido pela área no entorno da Peva.

“Aos moradores não serão alterados os zoneamentos, por isso não haverá mudanças em tributações. Esta primeira etapa faz parte das adequações necessárias para garantir a implantação do novo Distrito Industrial,”argumenta.
A segunda etapa será com o desmembramento de um pedaço do terreno, ao lado da penitenciária com acesso pela estrada geral, para posterior repasse. “Este será o primeiro terreno do distrito disponível. Ele já possui acesso, energia e água, por isso é uma forma do Município já disponibilizar o espaço a um novo empreendimento,” explica.

A terceira etapa envolve a abertura de ruas e a construção da infraestrutura no espaço. Isso dependerá de uma licitação para elaboração dos projetos de loteamento da área, para abertura das ruas, inclusão das redes de energia e abastecimento com água e esgoto. Esta etapa não possui previsão para ser realizada e compreenderá a maior parte dos lotes do novo distrito.

Olá Jornal