Nova safra de tabaco terá área plantada 5% maior

Olá Jornal
setembro19/ 2018

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) projeta crescimento de 5% da safra de tabaco que está por vir, passando de 685 mil toneladas para 719 mil toneladas. De acordo com levantamentos feitos pelos técnicos, o aumento no período de 2018/2019 será na área plantada o que poderá resultar em uma safra maior, caso o clima seja favorável para que haja uma boa produtividade.

O tesoureiro da Afubra, Romeu Schneider, não considera o aumento positivo pois geralmente reflete na redução do preço pago aos produtores pelo produto. “Sempre alertamos os fumicultores para que plantem menos, inclusive foi destacado na última assembleia.” Ele ainda prevê uma boa safra para as indústrias pois além de mais tabaco, o dólar alto favorece os ganhos das empresas, uma vez que 90% do tabaco brasileiro é exportado. “É uma combinação favorável”, avalia.

EMPREGOS
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins de Venâncio Aires, Rogério Siqueira, acredita que o incremento na safra possa atingir também as vagas de emprego nas indústrias. Com mais tabaco a ser processado, as empresas precisariam de mais trabalhadores e por mais tempo. “Temos boas expectativas. Esperamos que com o cenário mais favorável as empresas contratem mais do que este ano, já que tivemos uma redução de cerca de 400 vagas nesta safra”, afirma Siqueira.

Olá Jornal