Jovens terão cadeira no conselho municipal de desenvolvimento rural

A partir deste ano, o jovem rural terá voz nas decisões sobre o futuro da agricultura de Venâncio Aires. De forma inédita, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) deve abrir espaço para esta nova face do campo, com a inclusão de uma cadeira para um representante dos jovens rurais. Com a inclusão, o conselho passará de 27 para 28 cadeiras. A alteração será apresentada em reunião do conselho no dia 12 de maio e depois passará por aprovação da Câmara de Vereadores, mediante projeto de lei prevendo a modificação.

Para o secretário da agricultura André Kaufmann a participação dos jovens é necessária uma vez que representam parte dos agricultores e desta forma, precisam opinar sobre as decisões a serem tomadas no setor. “É importante para que haja mais interesse e para o processo de emancipação e autonomia na propriedade, com independência de decisão, saindo da posição de dependência dos pais”. O secretário afirma que a maior participação dos jovens está entre os objetivos do plano de governo que prevê ações de diversificação e sucessão rural para os próximos 10 anos. O projeto tem como objetivo trabalhar a sucessão além do perfil ‘de pai para filho’, fazendo o jovem enxergar oportunidade e expectativa de maior renda no campo.

O chefe do escritório local da Emater, Vicente Finn, acredita que o diálogo é urgente pois a maioria dos componentes do Comder e de outras entidades representativas possuem idade maior, não representando os verdadeiros anseios dos mais novos. “Queremos trabalhar a representatividade, que o jovem pense nas suas comunidades e nos diga quais são os problemas que enfrenta”. Segundo Finn, hoje das 8 mil família agrícolas de Venâncio Aires 2,8 mil têm a presença de pelo menos um jovem dentre 18 e 29 anos (35%), o que não significa que haverá sucessão
.
FALA JOVEM
O apicultor Júnior Ernsen, 27 anos, e o produtor de leite Patrick Fagundes, 22 anos, serão os representantes dos jovens no Comder. A eleição ocorreu durante reunião da Emater no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), na quinta-feira, 27 de abril. O encontro promovido pela Emater serviu para dar início a novo projeto voltado aos jovens rurais. O chefe da Emater explica que a ideia de formar o grupo surgiu do interesse dos próprios jovens. “Tínhamos uma chamada pública federal em 2016 para desenvolver um trabalho com jovens, mas acabou sendo anulada. No entanto, eles ficaram na expectativa e nos cobraram e então decidimos aproveitar o interesse deles e executar algo em conjunto.”

O objetivo é trabalhar com o jovens que tenham vontade de permanecer no campo, para que eles possam se desenvolver, buscar espaço de liderança, sucessão rural e defesa de classe. Finn ressalta que o projeto será construído em conjunto os jovens produtores e a Emater, não há ações pré-definidas pois a ideia é que eles sejam proponentes do que será feito. O cronograma envolve três visitas a propriedades e três encontros, num período de dois anos.

Júnior e Patrick estão empolgados com as novas oportunidades que se abrem, tanto no Comder quanto no grupo da Emater. “Vimos que não estamos sozinhos e que os poderes da agricultura olham para os jovens”, afirma Júnior que faz engenharia agrícola, é apaixonado pelo que faz, o que considera um estilo de vida, e vai dar continuidade a atividade junto aos pais. Já Patrick seguirá o mesmo ramo dos pais, que é a produção leiteira, no entanto em propriedade independente. “Vou empreender e estou vendo financiamento e o que mais precisa”, conta.

Guilherme Siebeneichler