Dia de campo da Afubra leva técnica porteira adentro e qualidade porteira afora

Olá Jornal
dezembro15/ 2021

Levar aos produtores novidades produtivas que gerem qualidade e rendimento à lavoura de milho é o foco da Afubra com a realização do Dia de Campo. Já na segunda edição, ocorrida no último sábado, 11, o evento técnico busca não somente impactar a produção individual de cada agricultor, mas contribuir para o bom desempenho da safra do município que ocupa a oitava posição em área plantada no estado, com 8,9 mil hectares.

Durante todo o dia, 260 agricultores aproveitaram a oportunidade de conhecer novas técnicas de adubação, irrigação, manejo integrado de pragas e apresentação de híbridos de milho adaptados a região e estiveram nas nove lavouras demonstrativas montadas na propriedade de Armindo Rosa, localizada no Acesso Leopoldina, próximo ao pórtico de acesso à cidade. Uma delas foi Sueli da Rosa, 59, de Linha Campo Grande. Ao lado do esposo Luís, esteve pela primeira vez no evento. “Gostei muito, deu pra ter uma ideia das novidades e é uma oportunidade para quem quiser levar milho bom”, avalia a agricultora fazendo referência à comercialização dos produtos disponível a preços especiais no local.

O pai Nelson José Schorr, 64, e o filho Gerson José Schorr, 40, vieram do bairro São Bento, Lajeado, para participar. “É importante sempre conhecer algo novo. A agricultura muda muito e, se não acompanhar, fica para trás”, afirma Nelson que ao lado do filho cultiva milho, soja e trigo em 450 hectares.

DIVERSIFICAÇÃO
O gerente da Agrocomercial Afubra, Tiago Maracci, destaca que o objetivo é contribuir para que o produtor atinja os melhores resultados em sua propriedade com foco na diversificação de culturas. “A diversificação é um dos pilares da Afubra e Venâncio é um dos maiores produtores de milho do estado, importante tanto para silagem como grão. Então faz parte do nosso trabalho contribuir com informação para dentro da porteira”, afirma.

QUALIDADE
O gerente da Emater, Vicente Fin, explica que ao tomar conhecimento do variado portfólio disponível no mercado, os produtores podem fazer escolhas mais assertivas de acordo com a sua realidade, como condição física e matéria orgânica no solo bem como disponibilização de água. Além disso, considera a programação oportunidade única para o produtor conhecer diversos atores como adubação, equipamentos, irrigação, enxergando a tecnologia que existe. “Faz o dinheiro circular pela compra dos produtos e, uma vez que acessa e aplica, gera dividendos também da porteira para fora, com retorno de ICMS pois é mercadoria circulando, no grão e na máquina econômica do município”.

Olá Jornal