Cultura de Saúde e Segurança no trabalho da BAT Brasil reúne práticas reconhecidas e processos de melhoria contínuos

Olá Jornal
abril28/ 2021

Cuidar e proteger os colaboradores de acidentes ou doenças ocupacionais é um compromisso da BAT Brasil (ex-Souza Cruz). A companhia acumula quase 30 mil horas de treinamento de conscientização e identificação de riscos em diferentes áreas que, somadas a outras práticas internas, permitiram à BAT Brasil atuar sem acidentes com afastamento de funcionários nos últimos quatro anos na fábrica Uberlândia, além da melhoria dos índices na área de Logística.

“Celebramos o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho sempre de uma maneira reflexiva, comemorando sim os resultados alcançados, também avaliando e reciclando conhecimentos para garantir sempre as melhores práticas e processos”, afirma Daniel Tomazella, Gerente Sênior de EHS da BAT Brasil.

A fábrica da BAT Brasil, que é certificada nas OHSAS 18001 (norma para sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional), está em fase de migração para a ISO 45001, que é a diretriz internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, com o foco na melhoria do desempenho das empresas em saúde e segurança do trabalho. A mudança deve ocorrer no segundo semestre deste ano.

Assim como todas as unidades da BAT Brasil, que vêm implantando diversas ações de prevenção à Covid-19 aos colaboradores, a fábrica de Uberlândia também tem realizado uma série de medidas que priorizam a saúde dos times, como: aplicativo de saúde para monitoramento online e diário das condições de saúde dos trabalhadores; sanitização diária de áreas em comum e reforço de times de limpeza para áreas administrativas; compra de kits de ferramentas individuais para mecânicos e técnicos; refeitório totalmente adaptado com serviço individualizado para servir a comida, além da disponibilização individual de álcool gel nas mesas etc.

Já na área de Logística, os resultados também avançam. Em 2020, a empresa foi certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária com o reconhecimento Laço Amarelo, que seleciona as companhias que apresentam comportamentos mais seguros no trânsito. Ainda no ano passado, foram mais de 10 mil horas de treinamentos teóricos e práticos com motoristas pelo programa PAZ (Programa de Acidentes Zero). Também implantou um conjunto de Regras de Ouro no trânsito, que vem servindo se referência para diversas companhias do país. A previsão é que em 2021, a empresa ultrapasse essa marca em horas de treinamentos realizados.

“Em todas as nossas frentes de atuação colocamos a saúde e a segurança dos nossos colaboradores em primeiro lugar”, diz Daniel Tomazella.

Sobre a BAT Brasil
Empresa centenária no Brasil, a Souza Cruz passou por um grande acontecimento em 2020. Com novo nome, BAT Brasil, essa mudança reflete o processo global da companhia de unificar e fortalecer a marca British American Tobacco, do qual a empresa faz parte desde 1914. O novo nome também representa a força da empresa no mercado global, afinal, o tabaco, reconhecido pela sua qualidade, é produzido no Brasil e comercializado no país e em diversos países ao redor do mundo, além de um portfólio de marcas globais como Dunhill, Rothmans, Lucky Strike e Kent. A BAT Brasil está em linha com as transformações do Grupo BAT, priorizando a diversidade, sustentabilidade e a proximidade com o cliente, atendendo suas necessidades de consumo e inspirando a sociedade. No Brasil, estamos presentes em todos os estados, com cerca de 5 mil colaboradores diretos e 2 mil sazonais, indo de uma ponta da cadeia à outra – em uma parceria de mais de 100 anos com os produtores integrados, que plantam e colhem nossa matéria prima. Cada engrenagem desse sistema é movida por pessoas: o maior ativo da empresa. Esses talentos são responsáveis pelo nosso sucesso e, por isso, priorizamos o desenvolvimento de cada um deles. A maior prova disso é que há dez anos somos certificados pelo Instituto Top Employers como uma das melhores empregadoras do país.

CRÉDITO: AI BAT Brasil

Olá Jornal