Confira a Coluna do Olávo desta quarta-feira, 29 de setembro

Olá Jornal
setembro29/ 2021

HÁ SEIS ANOS TÊM OLÁ NA CIDADE
Nesta quinta-feira, 30, o Olá Jornal completa seis anos de atividades em Venâncio Aires. Ao longo dessa trajetória o veículo contou muitas histórias, detalhou informações e revelou casos jornalísticos. Ajudou a construir a história da cidade e fomentar novos debates. Acima de tudo, o Olá Jornal mostrou que para informar não é preciso estabelecer um preço, mas é preciso ter valor. O momento é também de agradecer aos parceiros e leitores. Anunciantes que garantem a entrega do primeiro jornal gratuito da cidade, além de acesso livre em todas as redes digitais. Em tempos incertos uma certeza pôde ser verificada nestes seis anos. Informação nunca é demais, e novas visões são fundamentais para ajudar a desenvolver nossa cidade.

QUALIFICAÇÃO
A Prefeitura de Venâncio Aires abriu processo de licitação para a contratação de empresas especializadas na prestação de serviços de cursos de capacitação e qualificação profissional. O processo licitatório ocorre no dia 20 de outubro, às 9h. A proposta do Município é investir mais de R$ 306,9 mil para ofertar 43 cursos de qualificação de mão de obra. São previstas mais de 400 vagas para alunos em cursos como: Assistente Administrativo, Turismo Rural, Marketing Digital, Inglês para Negócios, Eletricista Predial e Residencial, NRs, Operador de Máquinas de Costura, Torneiro Mecânico, Operador de Empilhadeira, Desenvolvedor Web, Instalação de CFTV, Cuidador de Idosos, Atendente de Farmácia, Gestão de Agronegócios, Conserto de Celulares e Smartphones, Gestão de Agronegócio, entre outros. Os cursos fazem parte de programa municipal voltado à qualificação profissional. As aulas poderão ser ofertadas na modalidade EAD, entretanto os que exigem aulas práticas precisam ocorrer em espaços presenciais e de fácil acesso.

GESTÃO E UNIÃO
Durante apresentação da pré-candidatura à reitor da Unisc, do professor radicado em Venâncio, Rafael Henn, a atual reitora – primeira mulher na direção da universidade – Carmen de Lúcia Helfer, destacou o seu período de oito anos à frente da reitoria. A professora lembrou que conseguiu unir todos os grupos da instituição, buscando garantir o andamento da universidade, frente aos cenários nada positivos do período. Desde 2015 o ensino superior no país tem enfrentado desafios, seja pelo fim dos financiamentos públicos, como o Fies, ou pela desaceleração da economia, que acaba atingindo também o ingresso ao ensino superior privado. Carmen enfrentou as situações com liderança e amplo debate. Iniciou também um projeto audacioso de aproximação do ensino superior com as necessidades do mercado, com a reformulação da aprendizagem. Este caminho será continuado por Rafael, se eleito para o cargo, que defende o novo formato de ensino, com a modernização do currículo pedagógico, de forma constante, frente ao período de mudanças rápidas que a sociedade vive atualmente.

SICREDI
O trabalho do presidente da Sicredi do Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, à frente da cooperativa foi reconhecido durante inauguração da nova sede administrativa na última terça-feira, 21, nos pronunciamentos das autoridades. Destaque para a manifestação do ex-presidente da gestão 1974 a 1976, Elóy Junges, que com humor expressou sua satisfação e desejo de continuidade da atual gestão. “Espero que a galeria de presidentes estacione, que não haja um quadro novo tão cedo. O Banco do Brasil que se cuide”, afirmou. A inauguração marcou a comemoração dos 102 anos da cooperativa.

SESSÃO INTERIORIZADA
A Câmara de Vereadores realiza na próxima segunda-feira, 04, a segunda sessão interiorizada do ano. O encontro ordinário será realizado na comunidade de Rincão de Souza, no ginásio da localidade. A reunião ocorre a partir das 19h com transmissão da RVA.

Olá Jornal