Comitiva de Venâncio busca garantias de novos investimentos em habitação e infraestrutura

Olá Jornal
novembro01/ 2018

Até o fim do ano o Governo Municipal espera garantir recursos por meio do programa Avançar Cidades para aplicar em infraestrutura. Nesta quarta-feira, 31, uma comitiva de Venâncio Aires esteve em Brasília, junto ao Ministério das Cidades para discutir a liberação dos valores do financiamento que irá ser aplicado em novas pavimentações nos bairros.

A documentação está em análise junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), onde o Município busca R$ 20 milhões para investimentos nos bairros da cidade. Segundo o prefeito Giovane Wickert (PSB) a passagem por Brasília buscou também garantir a liberação dos recursos até o fim do ano. “Fizemos uma boa articulação e estamos aguardando análise do BRDE, após o Ministério das Cidades libera o financiamento. Estamos com boas expectativas para que isso ocorra até o fim do ano,” explica.

Também no ministério a comitiva de Venâncio Aires buscou detalhes de novos recursos para o programa Minha Casa Minha Vida. O Município teve autorização para a construção de 400 novas unidades habitacionais. Entretanto, houve contingenciamento de recursos junto ao Governo Federal, que totalizaram R$ 1,5 bilhão, o que acabou postergando os investimentos do programa habitacional. Um trabalho dos prefeitos juntos à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) busca garantir parte dos recursos, para os municípios que já encaminharam todos os projetos para a Caixa Econômica Federal, como no caso de Venâncio Aires.

“Praticamente nenhum município foi contemplado com recursos do Minha Casa Minha Vida este ano. No Ministério das Cidades buscamos alguma sinalização, para que o nosso município garanta até o fim do ano este recurso. Ainda há expectativa de novos aportes do Governo Federal até o fim do ano, o que pode contemplar Venâncio,” ressalta Wickert.

A equipe de Venâncio Aires, formada pelo prefeito, secretário de Habitação e Desenvolvimento Social, José Arnildo Camara (PTB), secretária de Planejamento, Jalila Böhm Heinemann, coordenadora da Central de Projetos, Marilini Petry e a presidente do Legislativo Municipal, Sandra Wagner (PSB), se reuniu com Gilmar Santos, secretário de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades.

Olá Jornal