Coluna do Olávo desta quarta-feira, 08 de dezembro de 2021

Olá Jornal
dezembro08/ 2021

INVESTIMENTOS NA 287
O vereador Clécio Espíndola (PTB), popular Galo, busca junto com a comunidade que mora no entorno da RSC-287, em especial na região de Mariante e Estância Nova, audiência com a empresa Sacyr, grupo Rota de Santa Maria, responsável pela manutenção e investimentos na rodovia. A empresa assumiu a gestão da estrada neste ano e prepara a duplicação do trecho entre Tabaí e a região central do estado. Dúvidas sobre rotatórias e acessos, depois da duplicação, pautam o encontro. A proposta é de receber representantes da companhia ainda este mês em uma das comunidades às margens da 287.

FUTURO DO ABASTECIMENTO
Um pedido de informação para a Corsan busca garantir retorno da companhia sobre projetos que priorizem garantir o futuro do abastecimento de água na cidade. O encaminhamento será feito pelo presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Quintana (PDT) buscando respostas aos projetos de investimentos para a captação de água. O sistema atual, que utiliza o Arroio Castelhano, em tempos de estiagem aponta para a necessidade de melhorias na rede. A construção de lagos artificiais e barragens voltam ao centro de debates, em momento de discussão de aditivo no contrato com a estatal pelos próximos 30 anos.

ÚLTIMAS SESSÕES
A Câmara de Vereadores prepara as últimas sessões ordinárias de 2021. Na próxima segunda-feira, 13, ocorre sessão a partir das 19h. Na sexta-feira, 17, é realizada sessão de forma antecipada (referente ao dia 27) a partir das 17h. Neste encontro os vereadores votam a Lei Orçamentária Anual (LOA) e emendas parlamentares ao orçamento. E no dia 20 de dezembro ocorre a última sessão ordinária do ano, com eleição da nova mesa diretora. O nome do vereador Benildo Soares (Republicanos) é cotado para liderar chapa na mesa diretora.

MELHORIAS NOS VEÍCULOS
O vereador suplente, Alberto Sausen (PTB) que ocupa a cadeira de Ezequiel Stahl (PTB), propôs ao Executivo Municipal, por meio de indicação, a criação de um setor de chapeação junto a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. O encaminhamento do parlamentar, que é operador de máquina concursado no Município, busca garantir a criação de um departamento para realizar restauros em caminhões e veículos leves, passando ainda por todos os equipamentos pesados pertencentes à administração pública. Segundo Sausen, o setor trará economia aos cofres públicos, por melhorar a conservação dos bens públicos, evitando a necessidade de terceirização de serviços de chapeação e recuperação.

APROVEITAMENTO DE ÁGUA
Outra indicação feita no Legislativo Municipal, para a Administração, busca a criação de um programa para estabelecer na cidade uma política de captação, armazenamento e aproveitamento de águas pluviais. A proposta foi apresentada pelo vereador Gerson Ruppenthal (PDT). O parlamentar sugere que o poder público crie ações para estimular os moradores a criarem reservatórios próprios para armazenar água da chuva e aplicar em demandas domésticas. A indicação é uma sugestão ao Executivo Municipal, mas cabe ao poder público realizar ou não legislação sobre o tema.

VEÍCULO PARA A WOLFRAM
Nesta segunda-feira, 06, a Escola Estadual de Ensino Médio, Wolfram Metzler recebeu uma camionete Fiat Toro. O educandário foi contemplado em repasse feito pelo Governo Estadual, que contemplou outras 26 escolas. O investimento de R$ 7,2 milhões é fruto da emenda da bancada gaúcha e busca aparelhar as escolas gaúchas. O ato de entrega do veículo contou com a presença dos venâncio-airenses, ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), que ocupa o cargo de secretário-adjunto de Habitação e Obras, e a professora Elida Klamt, que ocupa cargo de gestora externa regional da Seduc. O diretor da Wolfram, Arno Rodrigues Júnior participou da entrega, realizada pelo governador Eduardo Leite.

Olá Jornal