Bulldogs sai na frente, toma virada e se despede do estadual

Janine Niedermeyer
maio21/ 2017

A edição de 2017 do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano encerrou para o Bulldogs. Na tarde deste domingo, 21, a equipe jogou em Venâncio Aires diante do Bento Gonçalves Snakes ainda com esperanças de conquistar uma sonhada vaga nos playoffs do estadual, pela primeira vez. A última partida da fase regular pelo grupo B.

E os dois primeiros quartos de jogo mostraram que seria possível mesmo em um gramado totalmente molhado e escorregadio, sob sol forte no estádio Edmundo Feix, após a chuvarada que caiu no município na noite de sábado, 20. A matilha vermelha fez um 1º quarto equilibrado com o time da Serra Gaúcha e o 0x0 não saiu do marcador, apesar da melhor chance ter sido do Snakes, quando Pozzebon, camisa 19, errou um Field Goal de 28 jardas, após bloqueio da defesa dos donos da casa.

O caminho da vitória se desenhou para o Bulldogs quando o time abriu o placar com um Field Goal de 32 jardas, com Armando Möhler Neto (95), no 2º quarto: 3×0 para a matilha. No mesmo período veio o primeiro Touchdown do jogo, quando o Quarterback Augusto Barden lançou o wide receiver Eduardo Sperb (10), em uma segunda para gol de quatro jardas. Somado aos seis pontos, veio o extra point com Armando Möhler e placar ampliado.

Virada e cansaço

A partida foi para o intervalo com 10×0, mas a volta foi melhor para o Snakes, quando no 3º quarto o QB Diego Oliveira, ou Diegão (1) lançou para Touchdown o wide receiver Saline (87), em uma segunda para gol. Na cobrança do extra point, o erro que parecia que não daria em nada resultou em uma conversão de dois pontos, quando novamente Saline foi lançado e deixou o placar em 10×8.

Ainda no 3º período mais um TD dos visitantes, quando o WR Lucas Miotto (35) foi lançado e recebeu dentro da End Zone. Com a conversão do extra point através de Pozzebon, veio a virada no duelo, para 10×15.

Com um elenco de 28 jogadores, contra 45 do Snakes, a falta de opção para o Head Coach Miguel Greiner começou a se traduzir em cansaço no gramado para o Bulldogs. No último quarto o Snakes fez outros dois Touchdowns, através do WR camisa 17, Gustavo MB e do Running Back Jailson (28), além dos dois extra points de Pozzebon. Fim de jogo e vitória do Snakes por 28×10 e classificação garantida aos playoffs do Gaúcho de F. A.

O Bulldogs encerra o estadual com 1 vitória e quatro derrotas, como 6º colocado do grupo. O time agora vai se preparar para a disputa de outros campeonatos, como a Copa RS ou Copa Sul no segundo semestre de 2017.

Wildcard

Agora o Bento Snakes aguarda o resultado do próximo fim de semana entre Redskulls e Pumpkins, para saber se termina a fase regular em 2º ou 3º lugar. O Juventude com quatro vitórias em quatro jogos é líder isolado e já está nas semifinais do estadual.

Se ficar em 2º, o Snakes vai enfrentar o Ijuí Drones (3º do grupo A) em Bento Gonçalves no wildcard. Caso for 3º terá de jogar contra o Santa Cruz Chacais (2º do grupo A) em Santa Cruz do Sul. O líder da chave A é o Santa Maria Soldiers que também se classificou direto às semifinais.

Rodada deste fim de semana:

Ijuí Drones 19×37 Santa Cruz Chacais

Santa Maria Soldiers 64×00 Porto Alegre Gorillas

Bulldogs 10×28 Bento Gonçalves Snakes.

Última semana de temporada regular:

Porto Alegre Bulls x São Leopoldo Mustangs (27/05 – Grupo A);

Restinga Redskulls x Porto Alegre Pumpkins (28/05 – Grupo B);

Carlos Barbosa Ximangos x Juventude (28/05 – Grupo B).

Foto: Maicon Nieland – Olá Jornal

Janine Niedermeyer