Após sucesso de Dias de Campo, Afubra prepara edições noturnas

Olá Jornal
março10/ 2022

O Após o sucesso dos Dias de Campo de Milho e Soja, a Afubra já prepara as próximas edições para o turno da noite. Os eventos contaram com a participação de 422 pessoas que foram em busca de conhecimento e novidades no cultivo das culturas. O último foi realizado no sábado, 05, na propriedade de Armindo Rosa, localizada no Acesso Leopoldina, próximo ao pórtico de acesso à cidade, com a presença de 162 agricultores que puderam receber informações e ver in loco o desempenho das cultivares de soja.

O gerente da Agrocomercial Afubra, Tiago Maracci, avalia positivamente as programações. “Apesar do forte calor de sábado, foi extremamente positivo. No Dia de Campo de milho houve muita participação de associados, fumicultores e produtores de milho de médio e pequeno porte. Já na soja todos os perfis da região apareceram”, explica.

A novidade de realizar as próximas edições à noite visam também amenizar a exposição ao calor do dia, pois as duas programações ocorrem durante o verão. A próxima que trará novamente a cultura do milho já está confirmada para dezembro deste ano.

FAMÍLIA UNIDA
A família Baierle, de Passo do Sobrado, aproveitou a oportunidade para conhecer mais sobre a nova cultura que ganha espaço na propriedade. Com a primeira safra em andamento, Aloísio Baierle, 55 anos, ao lado da esposa Selmira, 54 anos, e da futura nora Camila Hoffman, 23 anos, sentiram a necessidade de estarem mais preparados para a produção.

O tabaco é o carro-chefe da propriedade que é bem diversificada com produção de milho e morangos para a comercialização e agora também a soja. A ideia veio do filho Carlos que viu nas terras que não estavam sendo utilizadas uma oportunidade de renda complementar. Carlos trabalha na Afubra e sua namorada no Sicredi, mas nas horas vagas se dedicam agora ao campo.

“Com apoio do filho estamos plantando em terras que não estavam sendo usadas. Todo conhecimento que se adquire é bom. Nunca pensei que aos 54 anos ia sentar numa plantadeira”, conta Selmira sobre a nova experiência que a soja lhe trouxe.

Produtores de Passo do Sobrado cultivam primeira safra se soja

EM ALTA
O técnico agrícola da Afubra responsável pelo evento, Renato Serpa, explica que a soja está em alta devido à valorização do preço de mercado e pela fácil adaptação à região. “Se adaptou bem no fumo e se adapta bem em toda região, inclusive na várzea”, afirma.

A procura por agricultores familiares em pequenas propriedades aumentou nos últimos 11 anos devido a sua capacidade de produtividade. Segundo Serpa, um hectare de soja pode render 80 sacos em plenas condições de cultivo, com boa terra, manejo adequado e água suficiente e pode render, por exemplo, R$ 212 pelo preço pago no porto.

Por ser uma nova cultura para o pequeno produtor, os Dias de Campo são essenciais para conhecer mais da planta e de suas técnicas de cultivo para uma melhor produtividade. “Não existe aumento de produtividade com aumento de área, o que existe é aumento de produtividade em áreas existentes. Isso é importante saber para não se frustrar”, conclui o técnico agrícola.

Olá Jornal