Agrofeira 2020, a diversificação que engrandece o campo

Olá Jornal
novembro09/ 2019

O Pré-lançamento da 2ª Edição da Agrofeira aconteceu na tarde desta sexta-feira, 08, e contou com a participação de entidades parceiras, gestores e representantes da agricultura familiar, como proprietários de agroindústrias, produtores da cadeia produtiva do leite e setor primário, autoridades, imprensa do Município, Secretários e Vereadores.

Com o tema “Diversificar para garantir o desenvolvimento rural” o evento ocorre de 07 a 10 de maio de 2020 e conta parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (COOPROVA), EMATER/ASCAR, Sindicato do Trabalhador Rural e o Sindicato Rural que idealizou a Agrofeira na sua primeira edição em 2018. Afim de enaltecer o trabalho dos homens e das mulheres do campo, peças fundamentais para o desenvolvimento e o crescimento da Capital do Chimarrão, a Agrofeira busca agregar maior participação de empresas que fazem o giro do agronegócio render mais.

Na primeira edição foram mais de 90 expositores no evento com áreas exclusivas para exposições de animais, maquinários e produtos, além das agroindústrias familiares do município e da região, com espaço para amostra e comercialização de produtos dos mais variados tipos, entre eles sucos, embutidos e laticínios. Para 2020, serão 161 espaços em uma estrutura projetada para acomodar e interligar o campo à cidade. Destes, 31 já estão pré-agendados, em negociação para acomodar empresas e serviços.

O Secretário de Desenvolvimento Rural, André Kaufman, destacou “a importância da migração de retorno para jovens que saem das propriedades e voltam com conhecimento e tecnologia para melhorar as técnicas agrícolas e de produção para a sua base. A raiz torna-se forte quando o solo é cuidado, nutrido e o adubo é renovado”. Kaufman, enfatizou a necessidade de novos personagens para dar continuidade nas edições futuras: “Eu sou apenas mais um ator na construção deste novo capítulo do agronegócio de Venâncio Aires”, conclui.

O Vice-Prefeito Celso Krämer enfatizou “a importância do aparelhamento como base da estrutura para que a Secretaria de Desenvolvimento Rural possa chegar até o produtor com condições de dar um suporte de qualidade”. Krämer lembrou também “da importância da vinda da empresa de calcário para o Município que ajudará o produtor de tabaco na recuperação das terras para uma melhor safra”.

O Prefeito Giovane Wickert “lembrou que Venâncio Aires é um dos 50 maiores exportadores do Brasil e isso nos orgulha muito. A evolução dos tempos fez a Venâncio de hoje! Somos um polo diversificado, com várias culturas que além de fomentar a cadeia produtiva, faz com que o agro evolua cada vez mais abastecendo a mesa de muitos lares, seja daqui do Município, da Região do Vale do Taquari e Rio Pardo, como no Estado, Brasil e no Exterior”, finalizou.

Após o ato de lançamento da programação oficial, foi servido um café com produtos coloniais da Agroindústria Familiar de Ledi Maggioni aos presentes. A Agrofeira 2020 acontece entre os dias 7 à 10 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão com exposição de animais, palestras, exposição de máquinas, implementos agrícolas, atrações culturais e gastronomia com a presença do pavilhão das agroindústrias. As informações comerciais aos interessados em participar do evento podem entrar em contato com a Secretaria através do telefone (51) 3983-1031 ou 3983-1009.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal