A chuva vai voltar ao território gaúcho a partir de sexta-feira, 14. A previsão é de volumes preocupantes já que algumas regiões podem registrar até 100mm. Os sistemas meteorológicos serão semelhantes aos que atuaram em maio, só que menos expressivos. A Sala de Situação do Estado garante que não são esperadas grandes cheias, mas há condições para alagamentos e aumento dos níveis de arroios e córregos menores.
O cenário indica que a chuva chega ao RS na sexta-feira, 14, e deve se intensificar no decorrer dos dias, podendo, no domingo, 16, ultrapassar os 100 milímetros.
A projeção de aumento da chuva ocorre devido à atuação de uma área de baixa pressão, que se desloca do Paraguai em direção ao oceano, passando pelo território gaúcho. No domingo, a chuva se intensifica ainda mais, com volumes mais significativos (entre 70 e 110 milímetros) no Centro, Noroeste, Vales, Região Metropolitana e Litoral Norte. A instabilidade poderá estar acompanhada de vento com rajadas de até 70km/h, descargas elétricas e eventual queda de granizo.
Com informações GZH e Gov. RS