Em Brasília, integrando a comitiva de representantes do Legislativo, Executivo e Hospital São Sebastião Mártir, que esteve nesta terça e quarta-feira, 08 e 09, na Capital Federal em busca de emendas parlamentares para a Casa de Saúde, a Vereadora Sandra Wagner (PSB) aproveitou para levar uma demanda ao Deputado Federal, Heitor Schuch.
A parlamentar apresentou ao Deputado a necessidade de alterações na declaração do imposto de renda, em que pode ser feita a doação de recursos para entidades assistenciais do município. Atualmente, a doação só pode ser feita a partir de preenchimento completo do formulário da declaração. A ideia, segundo a Vereadora, é de que o processo seja simplificado para que mais pessoas possam contribuir anualmente com entidades assistenciais do município.
O Deputado recebeu com bons olhos a indicação, já o tema vem de encontro a pauta latente em seu mandato. Schuch tem se debruçado sobre a discrepância da tabela do Imposto de Renda e que há anos está sem uma revisão o que atualmente afeta a classe trabalhadora. Para o próximo ano, o assunto deve ser abordado com mais ênfase.
Em Venâncio, pelo Imposto do Bem, podem ser feitas doações as seguintes entidades:
-PARESP
-Asilo Lar Novo Horizonte
-APAE Venâncio Aires
– Casa de Acolhimento
-Casa de Cultura/Museu
Quem pode doar?
Atualmente as pessoas físicas podem doar até 6% de seu Imposto de Renda. Já para pessoas jurídicas, o limite é de até 1% do IR. Nesse caso, a declaração deverá ser feita sobre o lucro real da empresa.
O primeiro passo para fazer uma doação é informar o desejo ao contador responsável pela declaração do cidadão ao da empresa. É essencial estar atento para que a porcentagem não ultrapasse os limites estabelecidos, ou a diferença não poderá ser restituída.