A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) divulga o resultado das compras de presentes para o Dia das Mães. Os números são baseados em consultas feitas por meio do Serviço de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado pela entidade. Com isso, houve crescimento de 3%, comparado ao ano passado. Apesar de pequeno, o percentual teve maior elevação do que a média nacional.
Isso porque, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o SPC Brasil, as compras a prazo tiveram incremento de 0,11%. Os dados em Venâncio Aires levam em consideração todas as consultas feitas duas semanas antes do dia 12 de maio. Para os dados nacionais, em compras a prazo, pesquisa da confederação aponta que 35% dos presentes para as mamães foram feitas de forma parcelada.
Em 2018, as vendas a prazo no Brasil haviam crescido 4,36%, após acumularem três anos consecutivos de queda: 0,91% em 2017; 0,88% em 2016 e 2,82% em 2015. O levantamento foi feito partir de consultas de CPFs feitas nas bases de dados que o SPC Brasil tem acesso. As consultas mostram a intenção de compra a prazo do consumidor e podem resultar, ou não, na efetivação da venda. São consideradas apenas as consultas feitas pelo setor de comércio varejista nos sete dias anteriores ao domingo do Dia das Mães.