A Secretaria Estadual de Saúde prorrogou até o dia 22 de outubro a campanha de vacinação contra a
poliomielite no território gaúcho. A medida ocorre após a baixa cobertura vacinal. Em Venâncio Aires o percentual ficou em 71,14% com 2.201 doses aplicadas. A população alvo era de 3.094. Dados até essa quinta-feira, 29.
O público da cidade com melhor índice vacinal é o de 3 anos, com 621 doses aplicadas. Na sequência aparece o público dos 4 anos, com 585 doses. As crianças com até um ano totalizam 485 doses aplicadas. Até dois anos são 510 vacinas contabilizadas. Além da pólio, a multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos também foi prorrogada até o dia 22 de outubro.
Esta já é a segunda prorrogação da campanha, que se iniciou em 8 de agosto e tinha previsão de término em 09 de setembro. O Rio Grande do Sul atingiu, até o momento, 60,48% de cobertura vacinal do público estimado para receber a dose da vacina contra a poliomielite, o que representa cerca de 335 mil crianças entre um e quatro anos. A meta da campanha é atingir 95% do público estimado em 554 mil crianças nessa faixa etária.
Todas as crianças nesta idade devem fazer agora na campanha a vacina oral poliomielite (VOP), a
“gotinha”, desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico (previstas aos 2, 4 e 6 meses de idade). As crianças abaixo de um ano de idade também estão convocadas para a campanha, porém, deverão ser vacinadas conforme o histórico vacinal, por isso não há meta de cobertura para elas. Além da pólio, caso as crianças e adolescentes até 15 anos tenham outras
vacinas pendentes, conforme avaliação da caderneta, poderão fazer as demais doses que estiverem em atraso.
Para a campanha de multivacinação, as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/
Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (vacina inativada poliomielite), VRH (vacina rotavírus
humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (vacina oral poliomielite), febre amarela, tríplice
viral (sarampo, rubéola, caxumba), tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice
bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (papilomavírus humano). Aos adolescentes, estarão
disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, tríplice viral, hepatite B, dTpa e meningocócica ACWY (conjugada).