Nesta terça-feira, 23, em atualização da Secretaria Estadual de Saúde sobre os casos de dengue, os números de Venâncio Aires seguiram aumentando, a exemplo das últimas semanas. A Capital do Chimarrão contabiliza até o boletim das 8h33min 803 casos confirmados para a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ao longo do ano foram 1.090 notificações para suspeitas da doença. Em investigação até esta terça-feira eram 82 casos. Outros 204 foram descartados após análise laboratorial.
No Rio Grande do Sul ao longo deste ano foram contabilizados 79.748 casos positivos da doença. Por complicações causadas pela dengue, já foram registradas 91 mortes.
Com mais de três milhões de casos de Dengue e mais 1.600 mortes no Brasil em 2024, o pico de dengue deve acontecer nos próximos dias. De acordo com a bióloga e especialista em saúde do Programa de Arbovirores do Centro de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, Valeska Lizzi Lagranha, historicamente, o período epidêmico ocorre todos os anos no mês de abril. Ela acredita que o cenário deve se repetir, mas reforça que a confirmação só vai ser feita dentro de algumas semanas, após a digitação de todas as notificações.