O dia 25 de julho, quando é lembrado por Colonos e Motoristas, reforça também a importância do setor de transportes. Seja de cargas ou passageiros, o segmento tem papel fundamental para a ligação da Capital do Chimarrão com as mais diferentes localidades do mundo. As contratações de profissionais para atuação no ramo estão em alta em 2024.
O segmento registra crescimento de 10,81%, e atualmente estão em atuação 707 trabalhadores com carteira assinada.
Entre janeiro e maio, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram registradas 49 novas contratações. Foram 223 admissões contra 154 desligamentos. O setor do transporte de cargas concentra o maior volume de profissionais. São 475 trabalhadores contratados. Já no setor de transporte rodoviário de passageiros são 232 efetivos.
Os trabalhadores envolvidos neste setor, que contempla auxiliares e armazenamento de cargas, concentram ao longo do ano 744 trabalhadores efetivos, também com alta de 10,22%.
Ao longo de 2023, a categoria de profissionais do transporte de passageiros e cargas contava com 638 trabalhadores, e já registrava crescimento de 4,93% se comparado ao ano anterior. Eram 455 trabalhadores motoristas no ramo de cargas e outros 183 no setor rodoviário de passageiros.
ESTADO
Os profissionais motoristas também estão com demanda para contratações no acumulado deste ano, no Rio Grande do Sul. Até maio, o número de trabalhadores no segmento de cargas somava 94.418 trabalhadores com carteira assinada. Já o setor de passageiros totalizava 33.511 colaboradores efetivos, alta superior a 2,6%, nos dois segmentos.