Se em 2018 Venâncio Aires registrou o maior número de notificações de acidentes de trabalho da série histórica, de lá pra cá o cenário tem sido outro. No período de quatro anos a queda dos casos envolvendo acidentes dentro das empresas chegou a 57,3%. Os dados são acompanhados por sistema eletrônico, a partir dos registros feitos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Relatório Individual de Notificação de Agravos (Rina).
Ao longo de 2022 foram registradas 576 notificações de acidentes envolvendo trabalhadores, atendidos em Venâncio Aires. São casos envolvendo situações mais graves (lesões, internações ou necessidade de atendimento médico de urgência), registros de lesões por esforços repetitivos (LER) e intoxicações.
O último 28 de abril foi marcado como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, A data faz parte de um calendário global que coloca luz nas ações de prevenção a situações de risco expostas aos trabalhadores no mundo. Na Capital do Chimarrão os registros de acidentes deste tipo estão em queda, após elevado crescimento, entre os anos de 2014 a 2018. O aumento neste período foi de 220% nos registros envolvendo trabalhadores.
ALERTA
A média mensal de registros de atendimentos por notificações de acidentes de trabalho em 2023 está perto da taxa do ano passado. Entre janeiro e abril foram 43 casos por mês, no total são 175 notificações registradas no município. Ao longo de todo 2022 foram 576 registros, média de 48 casos por mês.
REGIÃO
Em 2022 Venâncio Aires foi o município com mais notificações de acidentes de trabalho em empresas instaladas no seu território. No total foram 534 casos. A segunda colocada foi Santa Cruz do Sul, com 466 registros. Já Candelária aparece na terceira posição com 301 casos. Há registros também por município de atendimento, quando o casos ocorrem em cidade não natural da vítima, encaminhando o atendimento para a cidade de origem.
ESTADO
Diferente de Venâncio Aires, o Rio Grande do Sul está registrando crescimento nas notificações por acidentes de trabalho. De 2018 até 2022 este crescimento chega a 9,7%, saindo de 54.280 casos para 59.563 no ano passado. Neste ano, de janeiro a abril, foram 16.439 notificações do tipo no território gaúcho.