Venâncio Aires mantém presença no pavilhão da agricultura familiar da Expoagro

Olá Jornal
março20/ 2024

Sete agroindústrias com sede em Venâncio Aires se somam a mais de 200 que estarão presentes até o dia 22 de março no Pavilhão da Agricultura Familiar na 22ª Expoagro Afubra. Comercializam os seus produtos as empresas: Bolachas Tia Leci, Panificados Caseiros Ledi Maggioni, Vegetais Sabores da Querência, Casa do Mel Schwendler, Embutidos Coloniais Tangerinas,Cutelaria G’Bohn e o Viveiro Chácara Recanto das Orquídeas.

Na Expoagro Afubra 2024 serão 216 empreendimentos da agricultura familiar que comercializarão os mais diversos itens produzidos em agroindústrias localizadas em 110 municípios de todas as regiões do Rio Grande do Sul. O Pavilhão da Agricultura Familiar é um amplo espaço de 3.480 metros quadrados de área construída no parque da feira, em Rincão Del Rey, Rio Pardo/RS. No local, o visitante encontrará produtos de origem animal (embutidos, queijos, lácteos e mel, entre outros), produtos de origem vegetal (pães, cucas, bolachas, geleias, chimiers, frutas cristalizadas, doces e conservas), bebidas (licores, sucos, vinhos, espumantes e cachaças), além de artesanato rural, plantas e flores.

Entre os 216 expositores do Pavilhão da Agricultura Familiar, 115 empreendimentos são liderados por mulheres e 50, por jovens. O levantamento mostra, também, que 40 expositores estarão pela primeira vez na Expoagro Afubra. Do total, 167 são empreendimentos agroindustriais de alimentação e 49 são dedicados a artesanato ou flores e plantas. Para o bom andamento das atividades, a organização geral é realizada por uma comissão composta pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SDR), Emater/RS-Ascar e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS).

As agroindústrias participantes da Expoagro Afubra fazem parte do Programa Estadual da Agricultura Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e executado pela Emater/RS. Por meio do Peaf, é estimulada a participação dos produtores nos mercados institucionais, são oferecidos serviços de orientação e suporte técnico para regularização sanitária e ambiental e disponibilizados os espaços de comercialização, como é o caso das feiras regionais e estaduais.

Olá Jornal