A Capital do Chimarrão recebeu nesta quarta-feira, 15, a quantia de 1.566 doses bivalentes contra a Covid-19. Apesar do calendário nacional indicar o início da aplicação para o próximo dia 27, as equipes da Secretaria de Saúde começarão a vacinar na próxima quarta-feira, 22. Inicialmente, a imunização ocorrerá em idosos residentes em casas geriátricas.
Conforme o secretário de Saúde, Tiago Quintana, a partir do dia 27 de fevereiro, a vacinação será aberta para o público com mais de 70 anos. A aplicação da dose ocorrerá apenas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30min às 11h e das 13h às 19h. A imunização para esse público terá continuidade no dia 4 de março, das 8h às 16h, na UBS Central.
“É importante ressaltar que cada frasco contém seis doses, e, depois de aberto, deve ser aplicado em no máximo 12h. Por isso, a vacinação será concentrada no mesmo local e com horário estendido, buscando evitar o desperdício.”
A vacinação domiciliar para idosos acamados pode ser agendada através do número (51) 2183-0249. Ainda de acordo com o secretário, o público estimado neste grupo é de 21.300 pessoas. Dessa forma, é aguardada uma nova remessa de doses.
Esse tipo de imunizante protege contra novas variantes do coronavírus, como a Ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter recebido ao menos duas doses das vacinas anteriores ou a dose única da Janssen.
CRÉDITO: AI PMVA