Venâncio Aires garante redução na perda de água tratada

Olá Jornal
março22/ 2025

O índice de perdas de água tratada em Venâncio Aires apresentou uma redução os últimos meses. Em fevereiro de 2025, o percentual registrado foi de 40,1%, enquanto em julho de 2024 esse índice era de 41,3%. Essa melhoria é resultado das ações de controle da rede, implantadas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/Aegea) para tornar o fornecimento de água mais eficiente e sustentável para a população.

A Corsan implementou diversas medidas ao longo do último ano para minimizar as perdas de água e otimizar o abastecimento. Uma das ações foi a instalação de uma válvula redutora de pressão na Rua Senador Pinheiro Machado, na rede de fibrocimento, com o objetivo de regular a pressão da água na rede. Essa medida reduz os riscos de rompimentos e aumenta a durabilidade do sistema de abastecimento, prevenindo desperdícios causados por vazamentos.

Além disso, a Corsan substituiu a rede de água na Rua 7 de Setembro, em um trecho recentemente pavimentado. A antiga tubulação apresentava problemas frequentes de vazamentos e rompimentos, comprometendo a qualidade do abastecimento. Com a substituição, houve uma redução significativa das perdas de água e uma melhoria no fornecimento para a população.

Para evitar a formação de bolsões de ar na tubulação, que poderiam causar danos à infraestrutura e prejudicar o fluxo contínuo de água, a Corsan instalou ventosas em pontos estratégicos da rede de distribuição. Os dispositivos foram colocados na Rua Otto Gustavo Daniel Brands com Adão Neri de Macedo e na Rua Henrique Vila Nova, na altura do número 1767.

MONITORAMENTO
Outra ação importante foi a instalação de loggers (sensores de monitoramento) em pontos estratégicos da rede de distribuição. Esses dispositivos coletam dados em tempo real sobre a pressão e o fluxo de água, permitindo a identificação rápida de perdas, vazamentos e falhas no abastecimento. A tecnologia também auxilia na elaboração de estratégias para a redução de perdas a longo prazo.

REDUÇÃO
A redução das perdas de água é uma tendência que vem sendo observada nos últimos anos na Capital do Chimarrão. Em 2025, o índice registrado foi 1,2% menor do que o registrado no ano anterior. Conforme o Instituto Trata Brasil, que acompanha os investimentos em saneamento, em anos anteriores, os números foram ainda maiores: 47,8% em 2022, 44,9% em 2021, 46,4% em 2020 e 43,5% em 2019.
Venâncio Aires tem índice de perda de água tratada acima da média nacional. Conforme a entidade, 37,8% da água tratada no país é perdida antes de chegar às residências.

O volume equivale a 7.600 piscinas olímpicas de água potável desperdiçadas diariamente, e poderia abastecer toda a população do Rio Grande do Sul por cinco anos. De acordo com o levantamento da organização, que atua pela universalização do saneamento básico no Brasil, o volume abasteceria 17,9 milhões de pessoas que vivem em comunidades por mais de três anos. As perdas ocorrem por vários motivos, como vazamentos no processo de abastecimento, erro de medição e consumo não autorizado, o que causa danos ambientais e sociais.

MUNICÍPIO
Conforme o Trata Brasil, Venâncio Aires possui consumo per capita de água de 91,33 litros por dia. Até 2023 mais de 8,8 mil pessoas tinham coleta de esgoto. Outros 59,8 mil habitantes ainda não estavam conectados à rede de saneamento de efluentes. Também conforme o relatório, 33,9% da população não tinha acesso à água tratada e encanada pelo sistema de distribuição. São 23,3 mil pessoas que vivem no perímetro rural e utilizam associações hídricas ou possuem abastecimento próprio por poços.

Olá Jornal