O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) formalizou contrato de financiamento aos municípios contemplados com o programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana. A assinatura ocorreu na tarde desta segunda-feira, 11. O ato ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
A Capital do Chimarrão é a cidade que contará com o maior volume de recursos, um total de R$ 20 milhões. Segundo o Prefeito em Exercício, Celso Krämer, por meio do programa o Município fará a maior obra de pavimentação asfáltica dos últimos anos. “Estou muito feliz com este momento. Com esta linha de credito vamos levar qualidade de vida para nossa comunidade.”
Com o programa, serão beneficiadas as ruas com maior concentração de residências e com maior movimento. a expectativa é reduzir 30% o déficit de pavimentação. Além da estrutura viária, o projeto prevê investimentos em drenagem, compactação do solo, canalização e passeio público.
Serão contemplados com o Avançar Cidades os bairros Santa Tecla, Bela Vista, Aviação, Gressler, Leopoldina, Cidade Alta, Brígida, Cruzeiro, Coronel Brito e Universitário. A proposta prevê executar as obras em quatro lotes de trabalho e vai pavimentar 67 quadras.
A previsão é que todo o processo de melhorias leve cerca de dois anos para conclusão. O programa Avançar Cidades é destinado pelo Governo Federal, e proporciona linhas de financiamento aos municípios, para obras de infraestrutura e pavimentação por meio do BRDE.
De acordo com a Secretária de Planejamento e Urbanismo, Jalila Heinemann, a assinatura do contrato com o BRDE se trata de uma formalização do convênio. “O contrato para assinatura foi enviado e assinado pelo prefeito, Giovane Wickert, no fim de dezembro. O encontro de hoje se trata de um ato oficial, promovido pelo BRDE, para formalizar o financiamento com os municípios contemplados.”
Crédito para municípios de menor porte
O BRDE Municípios oferece recursos para cidades com população inferior a 100 mil habitantes, que são impedidos de obter recursos internacionais para fazer investimentos.
De acordo com o representante do BRDE, Luis Correa Noronha, o órgão oferece linhas de crédito que contemplam várias áreas. “São recursos diferenciados para várias situações que se apresentassem. Nosso objetivo é disponibilizar, a partir de 2020, R$ 150 milhões. Entendemos que municípios precisam de assistência técnica e recursos garantidos de forma rotativa”, disse.
Ações do programa em andamento
A primeira etapa do projeto já está em andamento. Nesta quinta-feira, 14, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo promove audiência pública para apresentar o projeto e processo de ações previstas para o lote III, que compreende Ruas do Bairro Aviação e Santa Tecla. Audiência ocorre às 19h30min na Câmara de Vereadores.
CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA