A convite do prefeito em exercício de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, e a secretária de Planejamento e Urbanismo do município vizinho, Deizimara Souza, vieram, na tarde desta quarta-feira, 25, conhecer o trabalho que vem sendo executado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento, responsável pela correção dos limites entre os dois municípios.
A fase atual é de finalização do trabalho de campo, com visitas às propriedades das regiões afetadas. De acordo com a equipe não há como estimar a conclusão de todo o processo, uma vez que há um rito a ser seguido e outras instâncias envolvidas. Após a conclusão dos relatórios e o consenso entre os dos municípios com relação aos novos limites, o próximo passo será a realização de uma audiência pública e posterior aprovação da proposta pela Câmara de Vereadores.
Na sequência, o documento será remetido à Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, que encaminhará para avaliação do Governo do Estado. A última etapa é a de aprovação de um projeto de lei pela Assembleia Legislativa.
Para Elstor, a preocupação de ambos os gestores no processo é causar o menor transtorno possível aos cidadãos, a partir dos novos limites geográficos. “Queremos chegar a um bom termo, assim como o prefeito de Venâncio, também temos esse pensamento de não dificultar a vida das pessoas, com alterações em escritura e outras burocracias, mas apenas formalizar o que hoje já existe de fato”, disse.
Após tomar conhecimento de detalhes do trabalho a campo, o prefeito Jarbas mostrou-se satisfeito com o que viu e afirmou que os dois municípios estão afinados e com o mesmo entendimento. “É um longo processo, a gente sabe que demora até chegar ao último estágio e ir para aprovação na Assembleia Legislativa, mas o mais difícil está basicamente pronto e entre as prefeituras está pacificado, não há divergências”, disse ele.
Também participaram da reunião, os membros da equipe técnica responsável pela correção dos limites, o diretor Paulo Back, o geógrafo Edilson Pedroso, os topógrafos Fábio da Silva Machado e Willy Benites Treptow e o estagiário de engenharia civil Wiliam Limberger.
CRÉDITO: AI Prefeitura de Santa Cruz do Sul
FOTO: Fernando de Oliveira