Venâncio Aires registrou até esta sexta-feira, 10, a participação de 958 pessoas no processo da Consulta Popular. A votação garante 91,3% da meta de registrar 1.050 votos, o mínimo para garantir participação no rateio dos recursos destinados para a região. O Vale do Rio Pardo alcançou até o fim da tarde desta sexta, a participação de 8.628. O boletim de participação foi divulgado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede/VRP).
A votação segue até o dia 15 de dezembro e pode ser feita através do aplicativo COLAB ou diretamente no site da Consulta Popular: bit.ly/consultapopular2021. Para votar é preciso título de eleitor.
A região trabalha a busca por recursos para o setor do Turismo, um voltado ao ecoturismo (trilhas e mapeamento no Vale do Rio Pardo), e outro para sinalização turística. No setor da Agricultura e Desenvolvimento Rural, a proposta é de ampliar ações voltadas à produção de alimentos, com a destinação de recursos para a estruturação da Cooperativa dos Apicultores Familiares do Brasil (Copromel). No Desenvolvimento Econômico, a proposta busca garantir recursos para o Fundo Garantidor, voltada às operações de crédito, especialmente para micros e pequenas empreendedores. E por último, recursos voltados à correção de solo das propriedades rurais.
O valor para esse ano será de R$ 1.114.287,00, dividido igualmente entre os três projetos eleitos, assim sendo, R$ 371.429,00 para cada um. Historicamente, as duas microrregiões vêm trabalhando com o valor disponibilizado divido da seguinte forma: 1/3 do valor para o Centro Serra e 2/3 para o Baixo Vale.