Nesta segunda-feira, 10, o Instituto Cultural Português realizou cerimônia para homenagear mulheres que contribuam com a cultura luso-brasileira. Maria Lúcia Costa, presidente da Associação Amigos do Cemuc, foi uma das escolhidas para receber o reconhecimento. A indicação foi feita pelos representantes do Centro Luso-Açoriano de Venâncio Aires.
A solenidade de entrega do troféu ocorreu na tarde desta segunda-feira, no Plenário Ana Terra, da Câmara Municipal de Porto Alegre. O evento também marca os 44 anos de fundação do instituto no Rio Grande do Sul.
Integrantes da associação participaram do ato de homenagem, assim como crianças que fazem parte dos grupos de danças folclóricas açorianas, promovido pelo centro venâncio-airense. O Grupo de Danças Folclóricas Açorianas Resgatando Nossas Raízes também recebeu um certificado de reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos no município.
Maria Lucia Costa foi uma das primeiras apoiadoras do projeto, com a cedência de espaço para abrigar estudos, objetos e reuniões do Centro Luso-Açoriano em Venâncio Aires. Ainda em 2019 o espaço foi formalizado junto à Associação Amigos do Cemuc, onde também funciona o polo da Uninter do município.