O período de distanciamento e isolamento, causado pela pandemia, fomentou novas formas de encontros e troca de conhecimentos. Os clubes de leitura ganharam forma e objetivam debater livros previamente selecionados, fomentar o gosto pela literatura e suporte em tempos de pandemia. A venâncio-airense Anali Vilaça, que atualmente mora em Itajaí (SC), coordena um destes grupos, com foco no suporte das pessoas durante os dias incertos da pandemia.
Com um livro por semana, os membros do grupo – que reúne pessoas de diversas regiões do país e até de Portugal – debatem a obra literária e buscam agregar novos conhecimentos para o seu dia a dia.
“Esse clube nos ajuda diariamente através da leitura de livros inspirados por grandes pensadores. Tenho certeza que pode ajudar outras pessoas a passar de forma positiva essa situação que ainda enfrentamos da pandemia. Podem participar todos aqueles que têm sede por autodesenvolvimento e ser pessoas melhores e assim contribuir para uma sociedade cada vez melhor”, destaca Anali.
O grupo do @clubenossaleitura é gratuito e pode ser acessado pelo instagram pelos interessados. “Tem sido muito bom, nossos encontros, a troca. Ao final de cada leitura cada um fala do que aprendeu. Realizamos uma reunião de terça a sábado, fazemos no início um momento de meditação, entregamos uma palavra de ativação e depois partimos para a leitura dos livros. Esses encontros ocorrem às 5h01min,” explica.
A escolha das leituras faz parte do “Programa 10 em 1 – Pior Ano da Sua Vida,” que lista 52 livros para serem lidos ao longo do ano. O programa tem mentoria de Pablo Marçal.