A Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), em parceria com a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, realiza em 2025, um evento estadual sobre turismo no Vale do Rio Pardo. A iniciativa foi confirmada em Porto Alegre, no gabinete do secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, em agenda institucional da entidade. O objetivo é promover o debate sobre a estruturação turística nas regiões, descentralizando as ações da pasta em regiões do interior do estado.
Segundo o vice-presidente da Aturvarp, Flávio Wunderlich (Guto), a intenção é criar um movimento regional, reforçando a presença do governo do Estado no Vale do Rio Pardo, ampliando a sinergia entre todos os interlocutores do turismo. “Nossa meta é convidar prefeitos que estarão iniciando seu mandato, secretários e diretores das pastas de turismo, para que todos juntos, com empreendedores e investidores da área, possamos debater e apresentar ações e propostas para uma retomada deste segmento que é tão importante”, defende o vice-presidente.
Sem questionar, o titular da pasta estadual, Ronaldo Santini, confirmou a agenda, ressaltando que o evento é importante para o governo que tem o objetivo de promover a descentralização das ações junto às regiões do interior gaúcho. “O objetivo da secretaria é promover estes encontros regionais, para além de fomentar o debate sobre o turismo, ouvir as demandas e conhecer quem são os agentes e atores envolvidos na operação. Podemos confirmar sim, para o mês de fevereiro do ano que vem este encontro em Santa Cruz do Sul”, destaca Santini. A data, no entanto, será definida em assembleia da Aturvarp, no próximo mês de janeiro.
O presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt agradeceu a acolhida ao pedido e entregou ao secretário Santini o projeto “Vale do Rio Pardo: Viva Esta Experiência”, desenvolvido a partir da parceria da Aturvarp com o Sicredi e Sebrae, ainda no ano passado. “Criamos toda uma campanha com veiculação de materiais gráficos e ações digitais para promover o turismo regional, por meio do selo criado pela Associação. No entanto, como trata-se de uma ação em massa, com foco de atingir todo o país, é necessário um aporte maior de recursos para financiar este projeto”, defendeu o presidente. Além da confirmação do evento, a pasta do Turismo do RS irá analisar a viabilidade de parceria na realização da realização do projeto vinculado ao selo turístico regional.
Deputado Edivilson Brum irá incluir emenda
Seguindo a agenda na Capital Gaúcha, a direção da Aturvarp também esteve reunida com o deputado Estadual Edivilson Brum (MDB), na Assembleia Legislativa. O parlamentar também recebeu uma cópia do projeto “Vale do Rio Pardo: Viva Esta Experiência”, com as fases e ações para execução da proposta de promoção do turismo regional. “O orçamento do projeto sugere um aporte de R$ 370 mil, mas este projeto pode ser executado em etapas, ou até mesmo, com diferentes formas de financiamento. O que buscamos é uma parceria com o poder Legislativo do Estado, para dar muito mais relevância ao nosso segmento”, defende o presidente, Djalmar Ernani Marquardt.
Atento à solicitação, o deputado Edivilson irá estudar uma forma para incluir parte do financiamento ao projeto em suas emendas parlamentares. “Já passamos do período de inclusão de propostas no orçamento, e entendemos que esta ação precisa ocorrer já no próximo ano. Vamos buscar apoio da Casa Civil, para ver de que forma conseguimos viabilizar esta operação”, confirma Brum.
CRÉDITO: AI Aturvarp