O município de Venâncio Aires, através da Vigilância Epidemiológica, recebeu na última segunda-feira, 3, a orientação da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, que terá que suprimir o público a receber a vacina da Febre Amarela no município, em virtude do desabastecimento da vacina no Rio Grande do Sul.
Em um período iniciado em 2014 e finalizado em dezembro de 2016, não foram registrados novos casos de febre amarela no estado, portanto as doses estão sendo remanejadas para os Estados com a doença em reemergência, como São Paulo e Minas Gerais.
Neste mês de abril, nenhuma dose foi recebida e consequentemente todos os municípios também ficarão sem o recebimento da vacina. Somente as cidades que ainda contam com algum estoque é que poderão fazer a vacina nos usuários. As doses neste momento serão destinadas para as crianças, os viajantes e moradores do interior, por se tratar de uma doença de ciclo silvestre e não urbano.
O Centro Materno Infantil terá a vacina disponível apenas nas terças e quintas pela manhã e a tarde, enquanto isso as outras unidades terão a disponibilidade das vacinas a cada duas semanas, respeitando um calendário de datas e horários estabelecidos pela vigilância.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Venâncio Aires