Vacinação contra a gripe terá turno estendido na sexta-feira e atendimento especial no sábado

Olá Jornal
abril08/ 2025

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Imunizações, informa que, com o objetivo de ampliar o acesso da população à imunização e reforçar a importância da prevenção, será realizada uma ação especial de vacinação contra a gripe (Influenza) com horário estendido na sexta-feira e atendimento no sábado.

Na sexta-feira, 11, o Centro de Imunizações, junto ao Posto Central, terá o expediente ampliado, com atendimento até 19h, para facilitar a vacinação de pessoas que não conseguem se deslocar durante o horário comercial. Já no sábado, 12, a vacinação ocorrerá em turno especial, das 8h às 12h, no Centro de Imunizações e na Praça da Matriz, para atender exclusivamente à campanha contra a gripe.

A vacina contra a Influenza é segura, gratuita e eficaz, e tem como principal objetivo reduzir as complicações, internações e óbitos causados pelos vírus da gripe, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. A campanha deste ano segue as diretrizes do Ministério da Saúde, priorizando a imunização para os grupos de rotina que são crianças de 6 meses a 5 anos e 29 dias, gestantes, e idosos com 60 anos ou mais. Além disso, há os grupos especiais que são puérperas, profissionais da saúde e da educação, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e forças de segurança, entre outros grupos prioritários. Neste ano, os trabalhadores dos Correios também entram neste grupo.

A Secretaria reforça a importância de que todas as pessoas dos grupos elegíveis procurem uma unidade de saúde, levando consigo um documento de identificação como o CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação, se disponível. Mesmo quem já se vacinou contra a Covid-19 ou outras doenças pode receber a vacina da gripe, respeitando os intervalos recomendados pelos profissionais de saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Alan Flores da Rosa, além da proteção individual, a vacinação contribui para a redução da circulação viral na comunidade, protegendo também quem não pode ser vacinado por contraindicações médicas. “A chegada do outono e a aproximação do inverno aumentam a circulação dos vírus respiratórios, tornando ainda mais urgente a adesão à campanha. A ação com horário estendido e abertura no sábado visa garantir maior comodidade e alcance, especialmente para aqueles que não conseguem comparecer às unidades durante a semana”, destaca.

Dias extras de vacinação contra a Gripe nesta semana:

11/04 (sexta-feira) – turno estendido
Horário: 7h30 -11h/13h -19h
Local: Centro de Imunizações

12/04 (sábado)
Horário: 8h -12h
Local: Praça Matriz e no Centro de Imunizações

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal