Inaugurada em 18 de junho de 2014, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h), localizada no Bairro Cruzeiro, tem sido uma das primeiras opções aos pacientes quando o assunto não é casos de extrema urgência.
É o que mostram os números apresentados no relatório do ano de 2017, que foi repassado pelo Superintendente Administrativo da casa de saúde, Rodrigo da Silva. De acordo com o relatório em 2017 foram 53 mil e 30 atendimentos, gerando um aumento de 12% em relação ao ano de 2016. Uma das questões a serem destacadas segundo o Superintendente é que não houveram aumento no quadro de funcionários, e nenhum acréscimo de repasses por parte do governo estadual e federal. “Tivemos um aumento considerável no último ano, mas mantivemos a mesma estrutura”, enfatiza Silva.
A UPA possui 1.223,52 m², e é mantida em parceria com a União, Estado e Município, totalizando um repasse de aproximadamente R$ 450mil mensal, e atualmente conta com 35 médicos e 65 funcionários.
O ano de 2017 foi de avanços para a UPA. Em novembro a unidade recebeu a Consultora Técnica do Ministério da Saúde Fernanda Hamze, que realizou uma vistoria de requalificação. “Foi uma vistoria profunda, minuciosa, onde tudo foi observado, o fluxo da UPA, o perfil do paciente o nível de gravidade, como são atendidos” comenta o Superintendente.
Através dessa vistoria a UPA novamente se habilitou e garante o teto máximo de repasses federais e estaduais todo o mês garantindo atendimento à comunidade. “Temos qualidade no atendimento médico e resolutividade no nosso trabalho. Estamos conseguindo manter nossas metas, mesmo com a dificuldade nos repasses estaduais”, salienta Silva.
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA UPA 24H EM 2017
53030 atendimentos em 2017
4420 atendimentos em média por mês
10242 atendimentos pediátricos totalizando 20%
5169 curativos
8557 raio x
644 urgências
766 remoções ao Hospital São Sebastião Mártir
REPASSE DE RECURSOS MENSAIS
FEDERAL: R$ 170 mil.
ESTADUAL: R$ 135 mil, Valor Atrasado á 3 meses
MUNICIPAL: Aproximadamente R$ 145 mil
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
Atendimentos De Consulta Básica (Normais E Pouco Urgentes) – 89%
Amarelo (Urgente) – 8%
Vermelho (Emergência) – 3%
Crédito:Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing PMVA