A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) prepara alunos da saúde para atuação junto às equipes do município frente ao novo Coronavírus (Covid-19), caso seja necessário. Embora não haja ainda nenhum pedido de reforço por parte do município, e nenhuma determinação formal por parte do Ministério da Saúde a respeito, a universidade se organiza internamente para poder auxiliar no futuro.
A diretora de Ensino de Graduação, Giana Sebastiany, explica que a instituição está se antecipando para estar preparada no caso de precisar dar suporte à rede. “Estamos nos organizando internamente pois como a situação pode mudar em questão de dias precisamos estar prontos para ajudar”.
Estão recebendo capacitação os alunos do segundo ano de medicina e os estagiários dos demais cursos de saúde. As orientações são fornecidas em aulas virtuais pelos profissionais do Hospital-escola (Hospital Santa Cruz), e também por meio de informações técnicas disponibilizadas por entidades de profissionais de saúde, principalmente infectologistas.
De acordo com Giana, a universidade integra o comitê municipal de emergência e, desta forma, acompanha a situação de perto e está atenta às necessidades da comunidade. Em nível nacional, ainda não houve nenhum contato por parte do Ministério da Saúde, no entanto, a possibilidade de requisitar universitários da área da saúde já foi anunciada em coletiva pelo ministro Luiz Henrique Mandetta. “Se o Ministério da Saúde convocar os alunos em nível nacional então teremos que ver como lidar com a situação. De qualquer forma, já estamos fazendo ações conforme as necessidades que venham a surgir no município”.
ESTRUTURA
A estrutura da Unisc também está à disposição em caso de necessidade de utilização. O atendimento no ambulatório foi suspenso e a estrutura está disponível. “Estamos totalmente integrados à decisão do município e todo e qualquer espaço será disponibilizado”, garante a pró-reitora acadêmica.
A Farmácia-escola aumentou a produção de álcool gel para abastecer principalmente o hospital e também a comunidade com a comercialização de dois frascos por pessoa. “A produção de álcool gel está a todo vapor porque precisamos abastecer também o hospital. Mas dependemos de insumos para a fabricação então enquanto tiver material vamos produzir”, afirma Giana. Nesta quinta-feira, 19, o produto não estava disponível mas o abastecimento ocorre conforme a produção diária.
ENGAJAMENTO
A pró-reitora acadêmica deixa uma mensagem para a comunidade .”O momento é especial, precisamos de solidariedade. Evitem o contato social. A Unisc está se preparando para todo o tipo de situação, monitorando o que está acontecendo. Queremos deixar a comunidade tranquila pois estamos engajados para atuar de forma informativa e com ações”, finaliza.
Correção: A reportagem realizou a correção do cargo da professora Giana Sebastiany às 19h10min