O primeiro ano de atividades da Unidade de Grãos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) movimentou 724 mil sacas. Ao longo de 2021 foram comercializados no espaço, inaugurado em março, 624 mil sacas de soja e 100 mil sacas de trigo. Atualmente a capacidade estática da unidade é de 502 mil sacas. Ainda em agosto do ano passado foi iniciado investimento de ampliação, que aumentará a capacidade de armazenamento em 65,3%, passando para 830 mil sacas.
Em janeiro a unidade também passa a receber a produção de milho. Devido à seca, a expectativa de receber em torno de 150 mil sacas deve ser frustrada. A estrutura localizada ao lado do parque da Expoagro Afubra, na localidade de Rincão del Rey, município de Rio Pardo, recebeu produção vinda de 24 municípios da região de 437 clientes sendo 93 associados (21,28%).
Sua cobertura é de associados e clientes das regiões da Matriz (Santa Cruz do Sul) e das filiais de Venâncio Aires, Candelária e Cachoeira do Sul. A capacidade de giro será de até 1,5 milhão de sacas ao longo de 2022.
FOTO: Guilherme Siebeneichler/Arquivo Olá