Entre as diversas programações da 38ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que inicia em cerca de duas semanas, estão os três domingos de desfiles temáticos. Os cortejos pela rua Marechal Floriano, atrai visitantes de todo o Rio Grande do Sul e neste ano promete movimentar novidades, seja nos carros alegóricos, ou nas caravanas.
As paradas da Festa da Alegria vão encher de cor, animação e cultura a principal rua de Santa Cruz do Sul, nos três domingos da 38ª Oktoberfest, nos dias 08, 15 e 22 de outubro. A organização espera atrair em cada dia de desfiles pelo menos 50 mil pessoas ao longo da via e dentro do parque da Oktoberfest. Assim como nas duas edições, neste ano as paradas culturais encerram dentro da área da festa, que terá entrada gratuita para o público até as 14h
Em 2023, o enredo irá ao encontro do tema da festa: Nossa História, Nosso Futuro e se desenrolará a partir de nove verbos: habitar, cultivar, alegrar, prosperar, conviver, acreditar, divertir, saborear e degustar. Um grande trabalho está sendo feito nos bastidores, tanto na montagem dos nove carros alegóricos, que tiveram as estruturas totalmente reformadas em relação aos últimos anos, quanto no treinamento dos figurantes. Ao todo, cerca de 5 mil figurantes devem participar das apresentações.
Conforme o coordenador dos Desfiles, Wanderlei Machado, todos irão iniciar às 10h30, e percorrerão o trecho da Floriano entre a Rua Ramiro Barcellos e a Galvão Costa, encerrando no interior do Parque da Oktoberfest. “A gente quer entregar para o público muita alegria, descontração, irreverência, interação e um sentimento de pertencimento à festa. Isso tanto para quem for assistir na Floriano, quanto para as milhares de pessoas que acompanharão pela internet. O desfile hoje leva a Oktoberfest e Santa Cruz do Sul para o mundo todo”, frisa.
CORTEJO
Serão nove carros alegóricos. O primeiro, com a Família Fritz, na sequência o das Soberanas; seguido pelo carro Música e Dança. A quarta alegoria é da Agricultura Familiar, e dos Colonizadores. O carro da Fé, será o sexta, seguido pelo Trem, e os dois últimos, as alegorias das Cucas e do Chope.
Com mais de duas décadas e 200 alegorias no currículo, Sérgio Ávila será novamente o diretor artístico dos desfiles. Junto com sete pessoas, ele trabalha incansavelmente nos barracões para que tudo fique pronto. “Sem dúvida estamos preparando algo encantador, lúdico. Serão muitas flores, esculturas e cores em uma grande mostra da cultura alemã”, pontua.
Ainda de acordo com Sérgio, a comunidade vai observar uma série de simbolismos, tanto nos carros alegóricos, quanto nas alas. A animação contará com as tradicionais músicas das bandas germânicas, com sonorização em toda a extensão do trajeto. E como no ano passado, uma das alegorias, trará turistas desfilando em destaque.