Após sábado e domingo com temperaturas negativas em algumas áreas, o Rio Grande do Sul deve começar a semana com muito frio. Há chance de nevar na Serra entre a sexta (12) e o sábado (13), com temperaturas abaixo dos 5ºC nos dias anteriores. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja de temperaturas baixas que valem para quase todo o Estado, com exceção da fronteira com Santa Catarina, válido até o dia 10 de julho.
Na segunda-feira, 08, na região o tempo ainda não fica firme. No decorrer do dia, ocorrem períodos de céu encoberto, em que pode chover de forma fraca ou garoar na Região. Mas, intervalos de melhorias também podem ser esperados. As temperaturas ficam amenas durante o dia, e apresentam redução à noite, quando o frio se intensifica e devem ser registradas as mínimas. As marcas variam entre 09ºC e 12ºC.
Na terça, o ar frio avança sobre a Região e permite que o sol volte a aparecer entre as nuvens. Porém, devido ao gradual ingresso de instabilidades sobre o Estado, a nebulosidade aumenta e podem ocorrer pancadas de chuva em direção ao fim do dia. Fará frio ao amanhecer e à noite, e há chance de geada nas cidades de maior altitude. Já a tarde, as temperaturas ficam amenas. A mínima será de 07ºC e a máxima alcança os 13ºC.
Tanto a quarta quanto a quinta-feira seguirão com a presença de nuvens. Podem ocorrer pancadas de chuva. As marcas oscilam entre 05ºC e 13ºC.
O frio ganha mais intensidade na sexta-feira. A região pode registrar 03ºC. O dia será de sol com algumas nuvens. A máxima chega aos 13ºC.
No sábado, o dia será gelado. A mínima será de 02ºC na região. O sol predomina com algumas nuvens. A máxima alcança os 12ºC.