Tabaco em folhas encerra trimestre como principal produto exportado pelo Rio Grande do Sul

Olá Jornal
abril21/ 2023

O tabaco em folhas ocupa a liderança entre os produtos exportados pelo Rio Grande do Sul no primeiro trimestre de 2023. Os dados foram atualizados no último dia 06 de abril, pela Secretaria Federal de Comércio Exterior. O produto em folhas representa 11% do total negociado pelo estado no mercado exterior. São US$ 559 milhões em negócios, representando uma alta de 21,4% se comparado ao mesmo período do ano passado. No geral, o Rio Grande do Sul exportou ao longo do trimestre mais de US$ 5,03 bilhões, alta de 0,6% no período.

A segunda posição entre os produtos exportados por empresas gaúchas, está o trigo e centeio, que representam 9,8% do total de negócios internacionais do estado. O segundo colocado movimentou ao longo do trimestre US$ 495 milhões, queda de 22%, no período.

A terceira posição é ocupada por produtos de farelo de soja e alimentos para animais, que totalizam 8,1% do total negociados pelo estado nos três primeiros meses do ano. Estes produtos movimentaram US$ 407 milhões, crescimento de 1,96%.

RESULTADO
As vendas de tabaco em folhas pelo Rio Grande do Sul registraram no primeiro trimestre de 2023 o melhor resultado em negócios. Até então, o período de 2022 era o melhor, quando foram movimentados US$ 490 milhões. Nos três primeiros meses de 2021 o produto registrou negócios que totalizaram US$ 327 milhões. Em 2020, no primeiro trimestre, as exportações com tabaco em folhas registraram US$ 256 milhões em vendas, e no mesmo período de 2019, foram US$ 433 milhões.

CLIENTES
A China segue sendo o principal parceiro comercial do Rio Grande do Sul. O mercado chinês movimentou mais de US$ 703 milhões no primeiro trimestre de 2023, alta de 5,6%, representando 14% do total de negócios do estado no mercado global. Os Estados Unidos ocupam a segunda posição entre os parceiros comerciais do estado, representando 9,6%. Para o país foram vendidos US$ 482 milhões em mercadorias gaúchas, alta de 4,3%. A terceira colocação é ocupada pela Indonésia, que representa 5,5% dos destinos de vendas do Rio Grande do Sul, com US$ 276 milhões, alta de 67,3% se comparado ao mesmo trimestre de 2022.

Olá Jornal