O tabaco deve seguir em pauta na Assembleia Legislativa do Estado em Subcomissão. Após concluir os trabalhos da Subcomissão da 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), o deputado Marcus Vinícius (PP) busca estabelecer nova comissão para tratar dos cigarros eletrônicos.
Segundo o parlamentar, o tema precisa ser debatido com a sociedade. “O assunto do ano e, talvez, dos próximos dois anos seja a questão dos dispositivos eletrônicos de fumar. Deu para sentir, por tudo que a gente viu na COP, o movimento em torno dessa atividade com muitas resistências. Os países signatários estão realmente discutindo a proibição, estão discutindo, inclusive, suspender qualquer produção que já exista”, explica.
O objetivo é estabelecer agendas externas como ocorreu com o trabalho relacionado a COP10. “Nós estamos organizando um pré-plano de trabalho, mas a intenção é percorrer de novo o interior do estado, conversar com lideranças do setor, fazer muitos encontros em Brasília. Fazer visitas a centros de pesquisa e uma interlocução muito forte com a Polícia Federal, porque nós entendemos que a importação desses produtos sem controle ou até mesmo os produtos falsificados trazem uma experiência inadequada do que é o cigarro eletrônico”.
Durante a 22ª Expoagro Afubra o deputado proponente e relator da Subcomissão sobre a COP10 apresentou um relatório sobre o que a comitiva vivenciou no Panamá. Participaram o deputado federal Heitor Schuch (PSB), o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Ronaldo Santini (Podemos) e o vice-presidente da Afubra, Romeu Schneider.