O Instituto Crescer Legal promoveu o 8º Encontro Anual de Jovens Aprendizes Rurais nesta quinta-feira, 26 de setembro. Com transmissão simultânea ao vivo, o encontro envolveu os polos de Santa Cruz do Sul (RS), Canguçu (RS) e Itaiópolis (SC), reunindo mais de 160 participantes entre aprendizes, egressos do Programa de Aprendizagem Profissional Rural e equipe do Instituto.
A transmissão foi realizada a partir do polo de Santa Cruz do Sul, no Auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (RS), local onde se reuniram as turmas gaúchas de Agudo, Gramado Xavier, Novo Cabrais e Vera Cruz. A turma de São Lourenço do Sul participou do evento na Câmara Legislativa de Canguçu. Já as turmas de Itaiópolis (SC) e São João do Triunfo (PR), acompanharam o evento no Salão Hugo Dylla, na comunidade Paraguaçu, em Itaiópolis. Egressos de diversos territórios atendidos nos anos anteriores estiveram presentes nos três polos.
Com o tema “Semeando conexões, colhendo sustentabilidade”, o evento foi um espaço de troca de experiências e a apresentação dos projetos voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conheça os destaques:
- Agudo e Gramado Xavier (RS): pesquisa junto à comunidade sobre os impactos da enchente e a importância da mata ciliar.
- São Lourenço do Sul (RS): conscientização familiar e aplicação dos 7Rs da sustentabilidade – repensar, recusar, reduzir, reparar, reutilizar, reciclar e reintegrar.
- Novo Cabrais e Vera Cruz (RS): A magia das cores da natureza foi o tema do projeto que teve como objetivo fomentar a consciência ambiental e promover a interação entre jovens aprendizes e crianças da EMEF Jacob Blesz e da EMEF Theófilo Teodoro Streck.
- Itaiópolis (SC) e São João do Triunfo (PR): os aprendizes apresentaram aprendizados de saídas pedagógicas realizadas no Jardim Botânico, no Museu Oscar Niemeyer e na primeira Fazenda Urbana do Brasil, em Curitiba (PR), com observação de práticas ambientais sustentáveis e posterior pesquisa e adaptação para diferentes realidades, bem como pesquisa sobre diferentes tipos de solo e suas características.
CAUSOS E LENDAS – Um dos momentos mais aguardados do evento foi o lançamento do e-book “Causos e Lendas”, fruto de uma atividade proposta aos aprendizes pelos educadores do Instituto. A produção reúne histórias ilustradas de mistérios e crenças populares resgatadas pelos jovens em suas comunidades, promovendo a valorização da cultura local. Além dos contos e lendas, um glossário desvenda o significado de palavras e expressões típicas de cada região. “Cada história contada é um elo entre gerações, um reflexo da nossa identidade e das nossas raízes. A iniciativa valoriza a diversidade cultural e demonstra como a linguagem é um reflexo da história”, comenta Graziele Silveira Pinton, coordenadora de Desenvolvimento de Projetos. O e-book pode ser acessado em: www.crescerlegal.com.br/aprendiz
COM A PALAVRA, OS EGRESSOS – Um dos principais propósitos do Encontro Anual de Aprendizes Rurais é proporcionar aos atuais aprendizes a integração com os egressos de diferentes municípios. Eles compartilharam a experiência que tiveram durante a participação no Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Confira os depoimentos na transmissão do evento no Youtube.
“Esse encontro é sempre uma oportunidade para aprender e reflete o espírito do Instituto: a aprendizagem. Fico emocionado em ver a evolução dos nossos aprendizes e egressos. O tema deste ano é ainda mais especial porque destaca a importância das pessoas, seja por meio da conscientização, seja pela ação em torno de práticas sustentáveis. Fica a minha mensagem para que sigam no caminho certo, buscando conhecimento e aproveitando as oportunidades que forem surgindo ao longo da vida, como é o caso do Instituto, que certamente fará diferença na vida de vocês”, destacou Iro Schünke, diretor presidente do Instituto Crescer Legal.
SOBRE O INSTITUTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015. Com a validação do Ministério do Trabalho, construída por meio do engajamento junto ao Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional e coordenações da Aprendizagem no RS, SC e PR, o inovador método do Programa de Aprendizagem Profissional Rural alia educação profissional e renda. Desde que foi implementado, em 2016, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já abrangeu 20 municípios nos três estados da região Sul do Brasil, totalizando mais de mil jovens beneficiados. Saiba mais em: www.crescerlegal.com.br
CRÉDITO: AI Crescer Legal/SindiTabaco