A quarta edição do South Summit Brazil terminou nesta sexta-feira (11) em Porto Alegre com grande sucesso e com o sentimento de missão cumprida em relação a um de seus principais propósitos: gerar conexões de alto valor entre startups, investidores e corporações do Brasil e do exterior. Os números gerais revelados na cerimônia de encerramento comprovaram o crescimento do evento em relação a 2024 em diversos aspectos, e que o South Summit Brasil vem ganhando um espaço cada vez maior dentro do ecossistema global de inovação.
Com 45% do público de fora do Rio Grande do Sul, durante os três dias do evento, 23 mil pessoas de 62 países passaram pelo Cais Mauá. O South Summit Brasil 2025 conta com 900 investidores presentes, 140 fundos de investimento, valor total de fundos sob gestão de US$ 215 bilhões. O evento recebeu mais de 3 mil startups e contou com participação de 800 palestrantes.
Depois de saudar a placa em inglês e espanhol o presidente do South Summit Brasil, José Renato Hopf, recorreu ao português.
“Foi muito especial dividir dias cheios de energia com pessoas do mundo inteiro na nossa casa. Quando se precisa falar com o coração, é preciso falar em português. Esse lugar ficou a 2,5 metros debaixo d’água. Não era preciso reconstruir apenas uma estrutura, mas sim uma sociedade inteira. Estamos em um momento em que o mundo precisa enxergar o que fizemos aqui e a força que tivemos para reconstruir nosso Estado. A escolha pelo tema da resiliência é porque esse é o Cume Sul da superação e da força de reconstrução. Juntos chegamos aqui, com um time único que trabalhou com o ecossistema de inovação, com o coração e com propósito de transformar e superar por meio do impacto social”. Falou José Renato Hopf , presidente da Cúpula Sul Brasil, em seu discurso na cerimônia de encerramento no Cais Mauá.
A fundadora do South Summit María Benjumea esbanjou motivação e orgulho como de hábito:
“Vivemos três dias absolutamente mágicos. Recebemos as melhores pessoas, os melhores negócios. Foi maravilhoso sentir que somos capazes de superar qualquer adversidade.”
Na cerimônia de fechamento da edição 2025, subiram ao palco da Arena Stage autoridades do setor público, como o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, além de María Benjumea, fundadora do South Summit na Espanha em 2012.
COMPETIÇÃO DE STARTUPS
Na tarde dessa sexta-feira, 11 de abril, também foram conhecidas as vencedoras da Startup Competition, um dos pontos altos em toda a programação do South Summit Brazil e que bateu recorde de inscrição de mais de 2 mil startups de mais de 79 países. Após um processo seletivo criterioso por parte do comitê de especialistas realizado ao longo das últimas semanas, a apresentação dos pitches das finalistas nesta semana no Cais Mauá, foram definidas como cinco ganhadoras.
Entre as campeãs do ano, três são do Brasil, uma do Uruguai e uma do Chile:
Atacama Biomaterials , de Santiago do Chile, foi vencedora da categoria Destaque Global; umgrauemeio , de Jundiaí, SP, foi eleita para o Mais Sustentável; de Santa Maria (RS), o Jusfy ganhou como Mais Escalável; a Uruguai Nanogrow Biotechs foi escolhida a Mais Disruptiva; e a ALTAVE, de São José dos Campos (SP) foi eleita na categoria Melhor Tempo.
Saiba mais sobre as vencedoras da Startup Competition
Destaque Global – Atacama Biomaterials (Santiago do Chile, Chile)
A Atacama Biomateriais desenvolve e produz biomateriais com pegada de carbono zero, para substituir o plástico de uso único, que é altamente tóxico para o meio ambiente e saúde. Fazendo uso de inteligência robótica, artificial e economia circular, o processo atua no combate à poluição causada pelo plástico.
Mais Escalável – Jusfy (Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil)
A Jusfy é um SaaS jurídico que centraliza todas as ferramentas essenciais para advogados em um só lugar, eliminando a fragmentação de plataformas. Com tecnologia intuitiva e automação inteligente, aumentamos a eficiência, reduzimos custos e transformamos a forma como os advogados trabalham.
Mais Disruptiva – Nanogrow Biotechs (Montevidéu, Uruguai)
Nanogrow é uma plataforma que desenvolve terapias biológicas localizadas, baseadas em nanoanticorpos derivados de lhamas, com o objetivo de gerar tratamentos mais acessíveis e com menos efeitos colaterais.
Mais Sustentável – umgrauemeio (Jundiaí, São Paulo, Brasil)
A umgrauemeio é uma Climatech, Empresa Certificada B, que desenvolveu o Pantera, uma plataforma completa para a gestão integrada de incêndios incluindo modelos de prevenção, detecção e resposta rápida.
Melhor Time – ALTAVE (São José dos Campos, São Paulo, Brasil)
A ALTAVE é pioneira em soluções de videomonitoramento inteligentes, impulsionadas por inteligência artificial, visão computacional e machine learning. Com software proprietário e tecnologia de ponta, os dados são transformados em inteligência para proteger pessoas e recursos, reduzindo riscos e otimizando operações em diversos setores.
Sobre o Cume Sul Brasil
Ponto de encontro global entre fundos de investimento, empresas e startups, o South Summit Brazil desembarcou em Porto Alegre em 2022. Surgiu em Madrid há 12 anos e já movimentou 14 USD Bi captados pelas startups ao longo da Startup Competition. O South Summit Brazil é correalizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e desenvolvido pela Universidade IE. Tem como Global Partners o Banco do Brasil, a CAIXA e o Governo Federal, o SEBRAE e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, cidade-sede do evento.
CRÉDITO: AI SOUTH SUMMIT