O ato SOS Agro RS ocorre nesta sexta-feira, 19, no Parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. O movimento vai reunir agricultores, entidades representativas e produtores, que buscam unir forças e garantir atendimento de demandas após as enchentes de maio, que afetaram a produção agrícola do estado. As programações ocorrem das 10h30min até as 16h.
O movimento SOS Agro RS pretende cobrar medidas do governo federal para as reivindicações dos produtores rurais, tais como a prorrogação de parcelas de dívidas de custeio, investimento e comercialização por 15 anos, com 3% de juros e dois anos de carência.
“A pauta da mobilização é mais em questão da renegociação das dívidas porque a maioria dos produtores aqui da região tiveram prejuízos, não vão ter como pagar suas dívidas dos custeios de financiamento de anos anteriores. Os bancos estão anunciando que tem crédito, que tem dinheiro mas ainda estão segurando a questão do custeio porque não se sabe como é que vai ser feita a renegociação dos financiamentos de anos anteriores,” explica a vice-presidente do Sindicato Rural de Venâncio Aires, Mônica Moraes.
Conforme Mônica, que também preside a Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), roteiros de ônibus são organizados para garantir a participação dos produtores interessados.
A organização sugere que os participantes levem sua cadeira e 1kg de alimento não perecível para o banco de alimentos. O SOS Agro RS é um grupo apartidário e realizou um ato em Cachoeira do Sul, reunindo milhares de pessoas.