Setor do tabaco e órgãos de segurança seguem parceria pela redução no roubo de cargas

Olá Jornal
dezembro19/ 2024

Visando evitar ocorrências de roubos de cargas de tabaco, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e os órgãos de segurança pública mantêm ações estratégicas realizadas em parceria. Nesta quinta-feira, dia 12 de dezembro, ocorreu uma reunião entre o Grupo de Trabalho (GT) de Segurança de Cargas do SindiTabaco e representantes de órgãos de segurança pública de Santa Cruz do Sul (RS). Entre os presentes, estiveram o major Daniel Mello, da Brigada Militar; a delegada Ana Luísa Pippi, da Delegacia Regional de Polícia; e Vinícius Massulo, comandante da Polícia Rodoviária Estadual.

Ao falar do trabalho conjunto com os órgãos de segurança da região, o presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing, agradeceu a parceria que se fortalece a cada safra. “Os resultados já obtidos falam por si só”, disse, reforçando a importância de seguir o trabalho em benefício da cultura tão relevante econômica e socialmente para a região.

Na ocasião, houve apresentação dos resultados do trabalho na safra 2023/2024 e os objetivos de continuidade para 2025. Conforme o assessor de Relações Institucionais do SindiTabaco, Sérgio Rauber, as atividades realizadas em conjunto entre o setor e os órgãos de segurança são importantes para a adoção de medidas preventivas e para haver agilidade no caso de ocorrências.

Na apresentação dos resultados, foi possível verificar redução gradativa nos roubos nos últimos seis anos, caindo de 26 ocorrências em 2019 para três em 2024 (dado parcial até 12/12). As principais ocorrências no período foram de tabaco cru – em trajetos entre as propriedades produtoras e a indústrias de beneficiamento -, mas em 2023 houve também duas ocorrências de roubo de tabaco processado em contêineres, no transporte para os portos de exportações.

Os desafios para 2025 também foram tema da reunião, com a definição de estratégias de atuação. Os representantes da segurança pública reforçaram a importância de haver rapidez na comunicação das ocorrências à Brigada Militar e Polícia Civil para que possam encaminhar com maior assertividade a investigação. O próximo encontro está previsto para o início de 2025, quando serão convidados a participar também a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal.

PREVENÇÃO – As principais causas da redução de ocorrências foi o trabalho integrado das polícias e ações específicas como a divulgação dos protocolos de segurança aos transportadores e a utilização de equipamentos eletrônicos pelas empresas. A divulgação de informações sobre segurança no transporte e ações de conscientização direcionadas aos motoristas reforçando os cuidados necessários contribuem com a prevenção. Por isso, nessa época de transporte da safra, são intensificadas as orientações aos motoristas por meio de canais como whatsapp. Além disso, é distribuído um folder com informações e dicas para os trabalhadores no transporte de cargas. VEJA O FOLDER COM ORIENTAÇÕES SOBRE TRANSPORTE SEGURO.

Sobre o SindiTabaco

Fundado em 24 de junho de 1947, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) tem sede em Santa Cruz do Sul (RS), no Vale do Rio Pardo, maior polo de produção e beneficiamento de tabaco do mundo. Inicialmente como Sindicato da Indústria do Fumo, a entidade ampliou sua atuação ao longo dos anos e, desde 2010, passou a abranger todo o território nacional, exceto Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Com 14 empresas associadas, as ações da entidade se concentram especialmente na Região Sul do País, onde mais de 98% do tabaco brasileiro é produzido, com o envolvimento de 626 mil pessoas no meio rural, em 509 municípios. Saiba mais em www.sinditabaco.com.br

CRÉDITO: AI SindiTabaco

Olá Jornal