O setor de Metalurgia em Venâncio Aires registra a principal alta de geração de empregos entre as indústrias de transformação. Entre janeiro e setembro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as empresas do setor acumulam variação positiva de 67,71%. Ao longo do período foram 749 admissões, contra 468 desligamentos. Foram 281 postos de trabalho com carteira assinada criados no período. Atualmente, o estoque de trabalhadores é de 696 trabalhadores.
A variação é a maior registrada no acumulado do ano entre 23 segmentos avaliados na indústria de transformação. Além da metalurgia, a segunda melhor variação positiva de empregos criados foi registrada nas indústrias de preparação de couros e fabricação de artefatos de couros e calçados.
Neste setor, no acumulado do ano houve crescimento de 24,4%, foram 383 admissões, contra 299 desligamentos. O saldo positivo é de 84 novos empregos criados com carteira assinada. Atualmente, no estoque de trabalhadores são 428 com registro profissional. A terceira melhor posição entre as indústrias, está o setor do fumo.
Nas empresas de processamento instaladas em Venâncio Aires, o crescimento é de 9,16% na criação de empregos. No período foram 5.126 admissões, contra 4.984 desligamentos. O saldo segue positivo em 142 empregos criados. O estoque de trabalhadores com carteira assinada é de 1.692 pessoas.
O setor, apesar de ser o maior empregador do município, movimenta o maior volume de oportunidades temporárias, com contratações de curto período, durante a safra de processamento de tabaco, entre os meses de janeiro e julho.
FOTO: Divulgação/Sebrae