Serviço de tele consulta em Venâncio aires realizou mais de 80 atendimentos

Olá Jornal
maio02/ 2020

Em um mês de funcionamento o serviço público de tele consulta médica implantado para o enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19), com ligação gratuita, já realizou 89 atendimentos. As ligações são recebidas por uma central da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do número 0800-8858419, que realiza triagem e busca orientar pacientes para evitar circulação de casos suspeitos em postos de saúde, na UPA, Centro de Doenças Respiratórias ou no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Apenas os casos graves identificados são direcionados para a rede de atendimento.

O serviço telefônico iniciou os atendimento no dia 25 de março, de segunda a sábado, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Do total de 89 pacientes atendidos, 39 tiveram atendimento médico direcionado e outras 50 ligações envolviam dúvidas gerais sobre prevenção e cuidados no combate ao novo Coronavírus (Covid-19).

O coordenador de TI da Secretaria de Saúde e ouvidor do SUS no Município, Selso de Conto, destaca que a média diária de atendimentos é de cinco ligações. “Este serviço poderia ter mais atendimentos por dia. A ideia é evitar a circulação de pessoas na rua, principalmente aquelas com sintomas. Este é um serviço gratuito e que pode ser utilizado pelo cidadão venâncio-airense,” destaca.

DR. PROTEGE
Por meio do site da prefeitura de Venâncio Aires, a Secretaria Municipal da Saúde disponibilizou um sistema online de respostas, para ajudar na identificação e tratamento do novo vírus. Chamado de Dr. Protege, o sistema analisa respostas e direciona o paciente, em casos mais graves, para uma unidade básica de saúde próxima. O mesmo sistema foi lançado nesta segunda-feira, 27, para saúde mental. O objetivo é auxiliar pacientes que possam estar com indicativos depressivos.

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