Seminário da Aturvarp reúne mais de 250 participantes na Expoagro

Olá Jornal
março27/ 2025

A Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) realizou, na manhã desta quinta-feira, 27, a 15ª edição do Seminário Regional de Turismo Rural. O evento, parte da programação da Expoagro Afubra, reuniu mais de 250 participantes, vindos de 38 municípios do Rio Grande do Sul. Entre as atrações, exemplos de associativismo e a importância do pensamento coletivo para o desenvolvimento do turismo rural.

Conforme o presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt, o principal objetivo do evento é a troca de experiências e o compartilhamento de informações entre os empreendimentos rurais que têm atuação no meio turístico. “Para esta troca de informações e experiências, no caso da edição deste ano do Seminário, contamos com exemplos e conhecimento de regiões distintas. Aos participantes é uma grande oportunidade de expansão do aprendizado na prática do turismo rural”, comenta o presidente.

O primeiro case a ser apresentado foi da Associação de Turismo Rural de Santa Cruz do Sul. Capitaneado pelo presidente, Alexandre Guedes da Luz, do Sítio Thomas Ecke, um dos principais conceitos para o desenvolvimento do turismo rural está na formação de uma entidade representativa, no caso, uma associação como a que ele preside. “A atuação no turismo rural impacta em vários desafios, exigências e formação. Isso tudo torna-se mais fácil quando desenvolvido de forma coletiva. Este nosso exemplo foi tão positivo, que na própria região já inspiramos modelos semelhantes ao nosso”, revela da Luz. A apresentação dele foi sucedida pelos empreendimentos Sítio Pedagógico Paraíso, apresentado pela proprietária Leila Stacke e pelo casal José e Isabel Stoelben, do Sítio Kajives – todos empreendimentos localizados em Rio Pardinho, interior de Santa Cruz do Sul.

O mestre em turismo Deivid Schu, de Novo Hamburgo, mostrou a evolução do roteiro Caminhos de Lomba Grande, formado por dezenas de empreendimentos de turismo rural daquela região. De acordo com ele, o incremento do turismo rural ao volume de visitantes que Novo Hamburgo recebe é significativo. “Com a organização do turismo rural, por meio do Caminhos de Lomba Grande modificou a realidade no município. Hoje Novo Hamburgo recebe cerca de 4 mil visitantes por semana, e uma grande parte disso não tem a ver com a programação comercial e as feiras realizadas pelo município. É o turismo que movimenta este quantitativo”, acrescenta.

Schu converge na observação da Associação de Turismo Rural de Santa Cruz do Sul. A importância do associativismo e a constância nas atividades pró-desenvolvimento do segmento. “O turismo promove uma sinergia nos ambientes onde ele está, mas depende da adesão e da participação coletiva para que alcance esta unidade. Todas as ações realizadas dependem de muito esforço e dedicação para que se tornem, de fato, realidade”, complementa.

O 15º Seminário Regional de Turismo conta com o patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar) e o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), da Emater/RS-Ascar, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), do Sicredi Vale do Rio Pardo e da Secretaria Estadual de Turismo.

CRÉDITO: AI Aturvarp

Olá Jornal