O Rio Grande do Sul segue sob a influência de uma massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica nesta segunda-feira, o que vai proporcionar outra jornada com predomínio do sol no Estado. Nuvens até aparecem em algumas regiões, mas o sol brilha forte. Por conta do ar seco e o tempo aberto na madrugada, o resfriamento noturno é acentuado e o amanhecer será frio para novembro em diversas regiões.
Com o sol, a temperatura sobe rapidamente de manhã e a tarde será agradável, inclusive com calor no Noroeste. O vento se intensifica na segunda metade do dia e soprará moderado com ocasionais rajadas.
A chuva associada a uma frente fria do sábado deu lugar ao sol de domingo com o ingresso de massa de ar seco e frio que firmou o tempo. O domingo começou frio para a época do ano em algumas regiões. Na Serra do Sudeste, a temperatura mínima em Pinheiro Machado foi de 5,7ºC. No Norte do Estado, Soledade anotou 5,9ºC.
Se não tinha calor, ao menos o sol garantiu aproveitar o dia na praia. A semana que começa terá baixos volumes de chuva no Rio Grande do Sul e na sua primeira metade será marcada pelo tempo seco. O sol predomina nesta segunda e também terça no Estado, apesar da presença de nuvens, com temperatura baixa ou amena na madrugada.
Esquenta à tarde, mas sem calor na maioria das cidades gaúchas. A segunda metade da semana terá maior presença de nuvens, apesar de o sol aparecer, com chuva irregular. Na quinta, a probabilidade de chuva aumenta em maior número de cidades. Na sexta se espera que chova em grande parte do território gaúcho e com mais altos acumulados, mas no próximo fim de semana o tempo deve voltar a melhorar com ar mais seco.