Em audiência pública, a Prefeitura apresentou relatórios da movimentação financeira e de atividades da Secretaria de Saúde, referente ao ano de 2018. O encontro, com a presença do prefeito Carlos Alberto Bohn e presidente da Câmara, vereador Régis Martens (PDT), ocorreu no último dia 21 de fevereiro na sede do Legislativo.
O poder público investiu R$ 3,1 milhões em ações e serviços, o que representa 19,17% das receitas de impostos e transferências constitucionais obtidas pela Prefeitura. O índice, conforme relatório de Monitoramento e Gestão em Saúde apresentado pelo secretário de Finanças, Cleberton Ferreira da Silva, supera o mínimo previsto em lei que é de 15%.
A população (4.456 pessoas segundo estimativa do IBGE 2018) é atendida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Centro e da Vila Santo Antônio. No último quadrimestre de 2018 (setembro, outubro, novembro e dezembro), mais de 8,8 mil pessoas foram atendidas na Farmácia Básica. Na Secretaria de Saúde buscaram atendimento, no mesmo período, 2,8 mil pessoas.
NÚMEROS SAÚDE 2018
– Farmácia Básica: 26,4 mil pessoas atendidas
– Secretaria Saúde: 9,6 mil pessoas
– Exames: 25 mil
– Internações SUS: 268
– Agentes Saúde: ESF 1 com 9,2 mil visitas e ESF 2 com 4,6 mil
CRÉDITO: AI Mato Leitão